segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Novidades dos Correios da Eslovénia

 Ontem foi Dia dos Namorados, e divulguei um selo sobre este tema, e hoje vou deixar aqui as novidades dos Correios da Eslovénia que foram lançadas no passado dia 29 de Janeiro, onde está incluído este primeiro selo que mostro nas imagens, um selo em forma de coração para celebrar o amor e a amizade com as cores características do movimento LGBT, combatendo a intolerância e a rejeição que se vive em muitas sociedades. Este é um trabalho de design de Edi Berk, com impressão de Royal Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.

A seguir mostro o selo que homenageia os trabalhos em "Renda Contemporânea", um padrão moderno em técnica tradicional de Tina Koder Grajzar, natural de Idrija, o centro deste artesanato esloveno. Este selo tem trabalho de design gráfico de Pavla Bonca, baseado em fotografia de Gregor Grajzar, e impressão de AKD d.o.o., de Zagreb, firma impressora que assina os outros trabalhos que divulgo a seguir. Emitiram também o selo que celebra o "200º Aniversário do Congresso de Laibach", que reuniu nos primeiros meses de 1821 na capital do Ducado de Carniola, a actual Liubliana, figuras-chave da política europeia para discutirem a situação na Península dos Apeninos e o levante grego contra o Império Otomano. É um trabalho de design de Villa Creativa, baseado em fotos de Miran Hladnik, Matej Stopar e Blaz Verbic.

Outra comemoração com emissão de selo é dos duzentos anos do nascimento e cento e cinquenta anos da morte de Blasius Kozenn (1821-1871), o cartógrafo e professor de geografia esloveno com mais edições e reimpressões dos seus atlas escolares que foram usados em mais de dezoito países. O selo tem trabalho de design de Borut Boncina. A última imagem é do bloco com um selo da série "Arquitectura Eslovena", representando o edifício Meksika que foi projectado pelo arquitecto Vladimir Subic (1926 a 1927), na actual Njegoseva Cesta, em Liubliana, um empreendimento residencial para funcionários municipais no estilo da habitação social que estava a surgir em Viena. É um trabalho de ilustração de Robert Zvokelj, e design de DAK.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário