terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Publicações recebidas - Fevereiro - III

 Continuando a divulgação das publicações filatélicas recebidas nestes últimos tempos, umas por e-mail e outras em papel impresso, aqui estão mais algumas excelentes publicações da filatelia mundial que podem ver através das ligações que deixo para vocês, nos sites das associações ou federações, e nos vossos espaços associativos que as devem receber. E a primeira é o «Boletim da FEBRAF» do mês de Janeiro, órgão digital da "Federação Brasileira de Filatelia", que nos traz na primeira página a programação de emissões dos Correios do Brasil para este ano, com destaque para os selos já emitidos em Janeiro comemorativos do "John Lennon em Nova York por Bob Gruen", e do "Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil". A seguir apresentam uma parte da colecção do filatelista Sérgio Mastrorosa, de São Paulo, sobre a História Postal de "Santos: from precursors to the Empire (1817-1866)", com muitos exemplos de marcas postais usadas na primeira metade do século XIX nesta cidade do litoral paulista.



Agora é o «quaderno filatelico» número 163, referente a Janeiro desta publicação do "Circolo Filatelico - Libera Associazione Culturale", de Falconara, em Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances, associações que vivem momentos difíceis com a falta de reuniões e contacto humano, e com tudo que vem a seguir para quem aluga espaços e tem despesas fixas. Estes filatelistas, e muitos por esse mundo, são também grandes heróis e dignos de muita admiração. Nesta edição continuam a publicar memórias de Eraldo Furia, uma grande homenagem que destacam nas últimas quatro publicações. Outro destaque aparece aqui na primeira página, esta edição personalizada de "foglietto erinnofilo" comemorativo do "150º Aniversário do Nascimento de Maria Montessori" (1870-1952), médica e cientista que nasceu em Chiaravalle, cidade a dez quilómetros de Falconara, por isso conterrânea desta nossa associação. Também as peças filatélicas personalizadas sobre o "Panda Gigante" editadas pela Secção Francesa, que divulguei no ano passado, merecem destaque porque foram tema de artigo na edição de Outubro do "L'Eco de la Timbrologie".



«Le Moniteur du Collectionneur» número 5 de 2020, é o órgão oficial da "Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg", publicação que destaca a vida associativa dos filatelistas luxemburgueses e as várias iniciativas onde esta federação marca presença. Um dos destaques vai para a última edição do "Dia do Selo 2020" e exposição que aconteceu em Setembro no Däichhaal, uma organização do Cercle Philatélique Ettelbruck, que divulga aqui a sua programação para este 2021, com feira de coleccionismo a 14 de Março e exposição no próximo mês de Setembro. Também a "ESPHIMO 2021" tem a sua programação nesta revista, uma realização do Cercle Philatélique Philcolux para o mês de Maio. Dos artigos especializados destaco dois do Presidente da Federação, Jos Wolff, sobre o desenvolvimento do sistema postal, e um outro sobre os primeiros selos, provas e variantes dos Correios do Luxemburgo. Outras informações associativas completam esta edição, com destaque para o relatório da Assembleia-Geral do Cercle Philatélique Walferdange.



A divulgação da filatelia nestes órgãos e publicações é feita por coleccionadores, jornalistas e autores filatélicos que dão o seu melhor para o desenvolvimento da filatelia, e é sempre com grande tristeza que recebemos a notícia de alguma publicação que acaba. Foi o que aconteceu hoje quando soube que a coluna de filatelia do jornal esloveno "Dnevnik", feita pelo amigo e jornalista filatélico Janko Stampf há mais de trinta e dois anos com publicação todas as semanas, coleccionador que gosta muito de Portugal e divulgou várias vezes a nossa filatelia. Esta coluna de divulgação da filatelia comemorou no passado dia 7 de Janeiro sessenta anos de existência, como podem ver na imagem da manchete do jornal desse dia e no sobrescrito comemorativo que me enviou. Esta última coluna do dia de hoje, 23 de Fevereiro, mostra os carimbos postais que estavam a ser usados no "Dia da Independência da Eslovénia", dia 26 de Junho de 1991.




Sem comentários:

Enviar um comentário