quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Publicações recebidas - Fevereiro - I

 Hoje vamos descobrir algumas das excelentes publicações filatélicas que têm chegado a estas paragens com um pouco de atraso, como este órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", «Filatelista» cujo número de Dezembro (1178) chegou quase ao mesmo tempo do nº de Janeiro, o número 1179 com esta capa que nos mostra a bonita série de selos que representa fogões de sala em cerâmica. Por outro lado, estas últimas revistas revelam um impressionante número de óbitos nos quadros da filatelia polaca, em especial o editor desta publicação, Jerzy Bialas (1940-2020) que desde 2012 assumiu esta edição e que nos últimos cinco anos com Agnieszka Magiera, a chefe de redacção, vinham fazendo um excelente trabalho de muita qualidade, que irá continuar. A bonita capa do mês de Dezembro destaca sempre em imagem as festas natalícias, e os temas das duas publicações são sempre muito interessantes, destacando a filatelia polaca e a sua história postal, mas também a filatelia do resto do mundo.




Agora é o «Journal of The Malta Philatelic Society» referente a Dezembro, com edição do Dr. Alfred Bonnici que desde 1982 dirige a publicação e a sociedade. Nesta edição apresentam um índice completo de artigos e por autores desde 2009 até à actualidade, um trabalho de John Cardona que facilita a procura pelos interessados em temas já publicados. Destaco ainda a participação do filatelista Vladimir Kachan que desde 2019 publica artigos sobre "Borboletas", desta vez sobre a pequena borboleta carapaça de tartaruga, tema e colecção que este filatelista bielorrusso divulga em várias publicações. Adrian "Paddy" Patrick divulga uma parte de colecção de cartas e postais da firma Anthony De Giorgio, correspondência recebida em Malta ou enviada para outros destinos, incluindo Cabo Verde com postais da época, envios dos primeiros anos do século XX, uma família que viria a morrer no bombardeamento a Malta que aconteceu a 21 de Março de 1942. Outros artigos e informações completam esta edição.



A Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" completa cem anos de existência neste 2021, com grandes realizações como a "MULTILATERALE e ÖVEBRIA 2021", mas também a "phila" - Toscana ou a NUMIPHIL, para além de outras iniciativas que vão divulgar ao longo do ano. Este é o órgão oficial «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 1 e 2 de 2021, com destaque na capa para os lançamentos filatélicos que realizam na sede da federação, lançamentos das emissões de Janeiro "Gräf & Stift - SP8 Pullmann", da série automóveis, e o selo "Cozinha equipada - Margarete Schütte-Lihotzky", e a emissão de 24 de Fevereiro do selo da série "Antigos Mestres" com uma pintura de Benedetto Gennari do acervo do Museu Kunsthistorisches de Viena. Para além da muita informação da vida associativa dos filatelistas austríacos, apresenta sempre bons artigos de história postal, desta vez com destaque para os 500 anos do correio europeu, e vários artigos temáticos entre outras áreas.


Sem comentários:

Enviar um comentário