domingo, 26 de setembro de 2021

A Literatura Filatélica que chega do Brasil

 O Brasil é muito rico em literatura filatélica, tanto nas suas publicações generalistas do associativismo, como nas publicações e livros especializados de várias áreas do coleccionismo. É por isso que de vez enquanto aparece nestas minhas páginas referências a estes trabalhos, especialmente quando os recebo por correio ou via caixa de correio electrónica. Procurem estas excelentes publicações nas ligações que indico ou nas vossas áreas associativas.

Hoje dou primazia à que chegou por correio, o «Boletim Informativo» número 239 da Sociedade Philatelica Paulista, de São Paulo, com esta manchete que nos remete para um excelente artigo e estudo de Aerofilatelia, preenchendo quase na totalidade a publicação, um trabalho de Orio Massari sobre a Empreza de Transportes Aéreos - "ETA - Referências Históricas e Conformação Filatélica", com muita informação técnica, linhas de voos e suas referências. Para além desta peça, há sempre a excelente colaboração do Dr. Roberto Antonio Aniche, desta vez com "Um pouco da Ortopedia vista pela Filatelia", e de Reinaldo Basile Jr. o tema do vinho na filatelia, com o trabalho "Processo de produção e comercialização do Vinho".



A seguir trago a imagem da capa do número 2 do Projeto Filigrana, "Estudos dos Aerogramas do Brasil - Nacionais, Internacionais e Serviço 1974-2015", um trabalho dos autores e filatelistas Reinaldo E. Macedo, Miguel R. Magalhães e Ygor P. Chrispin, com prefácio de Lars Engelbrecht. Esta obra da Literatura Filatélica Brasileira teve lançamento durante o 23º Encontro Internacional de Filatelia, que decorreu em São Paulo no dia 11 de Setembro. Fica também aqui a imagem dos autores apresentarem este número.





Uma outra publicação que está a ser lançada é "O Crivo", revista do Grupo de Estudos de Censura Postal, o número 1 lançado no dia 1 de Agosto quando comemoravam o "Dia do Selo". Este grupo e o website para onde vos dirigi é do WhatsApp, mas podem encontrar um link para esta publicação no website da Sociedade Philatelica Paulista. Este é um trabalho de edição de Rubem Porto Jr. e Márcio Javaroni, com artigos de vários especialistas nesta área da História Postal.



Para última imagem tenho outra publicação que chega por e-mail, o «Boletim Filatélico» número 39 do Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, publicação que podem ver na página do Clube no Facebook, para onde deixei a ligação directa. A manchete e tema principal, um trabalho do filatelista Roberto Antonio Pires, vai para "Os 10 selos mais raros (e mais caros) do Mundo". Para além das várias notícias do associativismo local e do que vai acontecendo noutros pontos do Brasil, apresentam uma entrevista ao designer gráfico Fagner Maximo da Silveira, artista com trabalhos executados para os Correios do Brasil e para o Clube Filatélico Brusquense. Os 86 anos de existência do Clube, foram assinalados com muitas mensagens de parabéns recebidos de todo o Brasil.


Sem comentários:

Enviar um comentário