terça-feira, 14 de junho de 2022

Emissão Europa 2022 - Histórias e Mitos - II

 Os selos da Emissão Europa deste ano trazem-nos as Histórias e Mitos de cada povo, crenças antigas que passaram de geração em geração e que hoje podemos conhecer pela leitura. Os dois selos emitidos pelos Correios da Croácia no dia 9 de Maio mostram, se os juntarmos, um carvalho gigante no centro, a "Árvore do Mundo", um mito croata e eslavo sobre o Universo, árvore que ligava o Céu e a Terra como um eixo que mantinha tudo junto, girando à volta dela as criaturas celestiais, os deuses e a vida humana. É um trabalho artístico de Zdenko Basic, e impressão de AKD d.o.o., de Zagreb. A emissão é apresentada em folha miniatura com oito séries, com os selos juntos (se-tenant).





A Administração Postal do Vaticano - Commercializzazione Filatelica Numismatica - Governatorato - Città del Vaticano decidiu mostrar com este tema um afresco das salas Sistinas dos Museus Vaticanos, uma pintura de C. Nebbia e G. Guerra de 1588/90 que retrata o transporte do obelisco egípcio do circo de Calígula até à Praça de São Pedro, uma decisão do Papa Sisto V confiada ao arquitecto Domenico Fontana. A emissão, tal como a mostro, é composta por dois selos e um bloco filatélico com um selo, sendo os selos detalhes da pintura principal reproduzida no bloco. É um trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França, com primeiro dia de emissão a 16 de Maio.

Não se esqueçam de votar no "Selo Europa Mais Bonito de 2022" do PostEurop, uma votação aberta a todos os interessados até dia 9 de Setembro.




Sem comentários:

Enviar um comentário