sexta-feira, 18 de abril de 2014

Andreas Vesalius 500 Anos

Comemora-se este ano o quinto centenário do nascimento do médico e anatomista Andreas Vesalius (1514-1564). Os CTT - Correios de Portugal assinalam esta comemoração, com a emissão de uma série de cinco selos em folha especial, ma próxima segunda-feira, dia 21 de Abril.

Andreas Vesalius nasceu em Bruxelas, e recebeu o seu diploma de médico pela Universidade de Pádua em 1537. Revolucionou o conceito de anatomia humana, e toda a medicina, ao dissecar corpos humanos para estudo. Foi contra as teorias de Cláudio Galeno, que prevaleceram nas concepções médicas do Ocidente por mais de um milénio. A sua principal obra, que foi concluída em 1543, «De Humani Corporis Fabrica», era constituída por sete livros, e uma primeira edição está na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e foi recuperada há pouco tempo. Andreas Vesalius foi médico do Imperador Carlos V, do Sacro Império Romano-Germânico, e de Filipe II, de Espanha.

Esta emissão filatélica comemorativa, tem trabalho artístico de design de Kris Maes, e gravação manual de Guillaume Broux, sendo o tipo de impressão em talhe doce e rotogravura, da responsabilidade de Belgian Post.


Sem comentários:

Enviar um comentário