sábado, 19 de abril de 2014

Novidades da Bélgica

As emissões filatélicas dos Correios da Bélgica -bpost, neste ano de 2014, foram emissões comemorativas, e hoje vamos divulgar as que foram lançadas até Março. Começamos com a série de dez selos, que reproduz raças de cães. Foi emitida a 27 de Janeiro, com grafismo de Johan de Meester e Myriam Voz. São selos autocolantes apresentados em carteira, e mostram as dez raças caninas mais populares da Bélgica: o Buldogue francês, o Bichon maltês, Berger malinois, o Golden retriever, o Yorkshire terrier, o Border collie, Caniche, Cocker, Chihuahua e o Jack russel terrier.

No mesmo dia lançaram uma série de cinco selos em folha especial, dedicada à «Flora Insólita do Jardim Botânico de Meise». Este bloco foi desenhado por Marijke Meersman, e mostra: o Jarro-titã, ou flôr-cadáver, assim chamada pelo mau cheiro que produz; a Lithops, ou «Planta pedra», pelo seu aspecto que mais parece uma pedra; a Népenthès, uma planta carnívora; a Planta das formigas; e a Liana de jade. Outra emissão que tem a ver com a natureza, é a série de cinco selos apresentada em folha especial, que mostra animais desenhados por André Buzin. As suas séries sobre animais e pássaros, são muito apreciadas pelos coleccionadores de selos postais belgas, e pelos coleccionadores temáticos de todo o mundo. Estes selos tiveram como primeiro dia de circulação, 17 de Fevereiro.

Os outros dois selos, que também mostramos aqui, são a pintura «The Son», de Michaël Borremans, pintor belga que apresenta até Agosto uma retrospectiva da sua obra, em Bozar, Bruxelas, posto a circular no dia 17 de Fevereiro, e o selo que assinala a iniciativa «Hora do Planeta», com primeiro dia de emissão a 10 de Março, apresentado em folha especial com cinco selos, e desenhado por Kris Maes.





Sem comentários:

Enviar um comentário