domingo, 27 de abril de 2014

D. Frei Bartolomeu dos Mártires

Nasceu no mês de Maio de 1514, e foi baptizado na Igreja Paroquial dos Mártires, em Lisboa. Os pais, que eram devotos de Nossa Senhora dos Mártires, acrescentaram este apelido ao filho. Bartolomeu dos Mártires entrou para a Ordem dos Pregadores em 1529, no Convento de S. Domingos, em Lisboa. Exerce o ensino de Filosofia e Teologia, sendo mestre de D. António, futuro Prior do Crato. Como Arcebispo de Braga, participa no Concílio de Trento em 1562-63, convocado pelo Papa Pio IV. Renunciou a este cargo em 1582, e foi para o Convento de Santa Cruz, em Viana do Castelo, que ajudou na sua fundação, até à sua morte a 16 de Julho de 1590.

Para comemorar os 500 anos do nascimento de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, os CTT - Correios de Portugal vão lançar amanhã, dia 28 de Abril, uma emissão comemorativa de um selo e um bloco, que reproduzimos aqui. As peças têm trabalho artístico do Atelier B2 Design, e o selo mostra um óleo sobre tela que retrata o Arcebispo, da autoria do pintor Lo Muscio, obra da colecção da Arquidiocese de Braga. O bloco apresenta um selo de €3,00 com o retrato de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, óleo sobre tela do pintor António André, séc. XVII, da colecção do Museu de Aveiro, numa fotografia de José Pessoa/Arquivo de Documentação Fotográfica, da Direcção Geral do Património Cultural.

Este bloco apresenta como imagem de fundo o Concílio de Trento, num óleo sobre tela do séc. XVI, da colecção Buonconsiglio Castle, de Trento/Alamy (CuboImages)/Fotobanco. O sobrescrito de primeiro dia reproduz a imagem do Frontal de Altar de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, com gravação das armas episcopais, numa foto de Félix Iglesias Llano. A capa da pagela mostra um retrato do Arcebispo, um óleo sobre tela atribuído a António Maciel, de colecção particular, com fotografia de Mário Cerdeira.



1 comentário:

  1. Essa Peça é muito bela Mario, gostaria de ter esse conjunto , não terias tu como conseguir essa filatélica? ........ José Rodrigues

    ResponderEliminar