sexta-feira, 4 de abril de 2014

Novas Emissões da Suíça

Sete novas emissões filatélicas foram lançadas pelos Correios da Suíça - La Poste, no dia 6 de Março. São emissões comemorativas, mas também há uma série corrente, e um selo especial dedicado à juventude da série Fred & Fun. Este selo mostra o pequeno dinossauro Fred, muito colorido e alegre a coleccionar selos, num trabalho artístico do belga Beat Sigel.

A série corrente lançada nesta data, é composta por quatro selos, e dedicada a cogumelos. As espécies apresentadas, são a Cantharellus cibarius, a Lactarius lignyotus, a Hydnellum caeruleum, e Strobilomyles strobilaceus. A desenhadora foi Karin Hänni, de Berna.

A natureza está bem representada neste lote de emissões, com uma série de três selos comemorativa do 100º aniversário da criação do Parque Natural Suíço, em Zernez. Estes selos foram desenhados por Andreas Panzer, da Grécia. Outra emissão que mostra belas paisagens naturais, é comemorativa dos 150 anos do estabelecimento de relações diplomáticas com o Japão. Estes dois selos têm trabalho artístico de Stefanie Häberli-Bachmann, de Zurique.

O Ano Internacional da Cristalografia é assinalado pelos Correios da Suíça, com a emissão de dois selos que nos mostram duas peças de cristal. A Cristalografia é a ciência que trata e estuda os cristais, a sua estrutura e origem, as suas propriedades e utilização. A Organização das Nações Unidas decidiu que este ano seria «Ano Internacional da Cristalografia». A concepção gráfica esteve a cargo de Daniel Dreier, de Berna, e as fotografias são de Thomas Schüpbach, da Bélgica.

A Força Aérea Suíça está a comemorar este ano, os 100 anos de existência, e os correios lançaram dois selos comemorativos, um representando o F/A-18 Hornet, e no outro selo o F-5 Tiger da Patrulha Suíça, que está a comemorar o 50º aniversário. Para assinalar esta data, foi lançada em Janeiro uma moeda comemorativa de colecção em Prata, de 20 francos suíços, que agora foi aplicada em sobrescrito de primeiro dia com a emissão de selos.

Por último, emitiram um selo que mostra uma carta de amor cor de rosa, para assinalar os 125 Anos dos Correios de Campanha Suíços, um serviço muito importante para todos os militares que estavam longe das suas famílias. Hoje tudo isto é muito mais fácil e prático, mas quem perde são os correios e os filatelistas.






Sem comentários:

Enviar um comentário