segunda-feira, 12 de maio de 2014

Instrumentos Musicais de Portugal

Já demos notícia nestas linhas sobre o tema das emissões Europa 2014, que este ano são os instrumentos musicais tradicionais de cada país emissor. Chegou a vez de divulgar a emissão portuguesa, posta a circular no passado dia 9 de Maio, composta por três selos, um para Portugal Continental, outro para os Açores, e um selo para a Madeira.

Os selos mostram tocadores e instrumentos regionais, como a Gaita de Fole Mirandesa, a Viola da Terra, instrumento de cordas típico de todas as ilhas açorianas, e o Brinquinho, um instrumento de percussão que é uma das imagens de marca do Arquipélago da Madeira. São instrumentos artesanais, que dão uma grande alegria às pessoas e festas nestas regiões, e em todos os locais onde são apresentados.

Foram emitidos também três blocos filatélicos, com dois selos cada, sendo um dos selos o mesmo da série, e o outro que representa o instrumento musical isolado. A imagem de fundo destes blocos, mostra a envolvência musical dos grupos etnográficos que utilizam estes instrumentos regionais portugueses.

Estas peças filatélicas têm design e ilustração de Folk Design, e fotografias de Hélder Soares, da Gaita de Fole Mirandesa, colecção do Museu da Terra de Miranda. A Viola da Terra, tem foto de António Pacheco, col. Museu Carlos Machado. O Brinquinho, tem fotografia de Roberto Pereira, do acervo do Museu Etnográfico da Madeira.






1 comentário: