sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cem Anos da Aviação Militar

Iniciaram-se este ano, e prolongam-se até 2016, as comemorações do centenário da criação da Aviação Militar Portuguesa. O ano de 1914 ficou marcado pelo início da I Grande Guerra Mundial, e em Portugal, pela criação da Escola de Aeronáutica Militar, o primeiro passo desta instituição militar. Até 1916 foram construídas as infraestruturas necessárias para o funcionamento da Aviação Militar, os futuros pilotos e técnicos tiveram cursos no estrangeiro, e toda a organização foi montada, até ao primeiro voo, que se realizou no ano de 1916.

Estas comemorações incluem várias iniciativas ao longo destes dois anos, como o inteiro postal e carimbo comemorativo que foi lançado em Maio no Museu do Ar, em Sintra, conferências, exposições, mostras de aeronaves e o lançamento de uma moeda comemorativa para colecção. É sobre esta moeda que estamos hoje a divulgar a sua imagem, e características técnicas.

A Imprensa Nacional - Casa da Moeda, vai lançar no dia 25 de Junho, uma moeda comemorativa de colecção, da autoria do escultor José Simão, que mostra duas fases da História da Aviação Militar, um hidroavião a sobrevoar o mar, e um caça F-16 em manobras aéreas. Este lançamento vai ser feito em dois tipos de moedas, em Prata Proof, com limite de emissão de dois mil e quinhentos exemplares, ao preço de €47,23, e em cuproníquel, sendo o limite de emissão de setenta e cinco mil, ao preço de €2,50, o seu valor facial. A moeda de Prata é embalada em estojo de madeira com certificado de garantia.

Sem comentários:

Enviar um comentário