sábado, 21 de junho de 2014

Novidades da República Checa

No dia 28 de Maio, os Correios da República Checa puseram a circular três emissões de selos, e uma série de oito inteiros postais. Estes postais, de que não temos imagens, representam edifícios históricos dos correios dos séc. XVII a XIX. São ilustrações do acervo do Museu Postal de Praga. Estas peças filatélicas têm impresso um selo de valor «A», correspondente ao valor do correio ordinário nacional até 50g., com o brasão de armas de Bedrich Housa.

Emitiram um selo do tema «Monumentos Técnicos», dedicado à Fábrica de Papel de Velké Losiny, edifício declarado Património Histórico Nacional, em 2002, uma das mais antigas fábricas de papel da Europa. O selo de 13 coroas, tem desenho de Adolf Absolon e trabalho de gravação de Martin Srb. Uma outra emissão, que tem sido lançada ao longo do tempo, é a série dedicada às obras de arte do Castelo de Praga, uma emissão muito bonita, que desta vez representa um pormenor da pintura «Assembleia dos Deuses do Olimpo», de Peter Paul Rubens (1577-1640), o mais importante pintor flamengo do séc. XVII. Apresento aqui a imagem da folha miniatura, com dois selos e a reprodução completa da obra deste pintor. Esta peça foi gravada por Milos Ondrácek.

Para as crianças, uma emissão de um selo autoadesivo representando os bonecos animados «Ju e Hele», do pintor checo, artista gráfico, ilustrador e autor de banda desenhada, Stanislav Holý (1943-1998), formado na Academia de Artes, Arquitectura e Design, de Praga. Esta série animada foi baseada na «Rua Sésamo». O selo é apresentado em carteiras de dez selos, com arranjo gráfico do filho do autor, Matej Holý.




1 comentário:

  1. Olá amigo. Coleciono selos da antiga Tchecoslováquia e da atual Repiblica Tcheca. Gostaria de saber como faço para adquirir os selos acima mencionados. Aguardo resposta. Abraços. Regufe.

    ResponderEliminar