O Grupo de Estudo Zeppelin (Zeppelin Study Group) foi fundado em 1987 por John Duggan, que se manteve na sua liderança até à sua morte, em 2007. A partir desta data Dieter Leder, de Meersburg, na Alemanha, assumiu a responsabilidade do Grupo de Estudo, que é hoje a maior sociedade internacional para o estudo do correio por Zeppelin, e dos coleccionadores das recordações dos dirigíveis.
A troca de informações entre os membros da uma sociedade internacional é sempre muito importante, e neste caso ainda mais, que estuda um período muito curto da existência destes dirigíveis. Por isso criaram o «Zeppelin Post Journal», revista trimestral em inglês e alemão, de envio gratuito aos sócios, onde são abordados os temas dos estudos e as peças coleccionáveis que vão sendo descobertas.
Recebemos os nºs 3 e 4 do Vol. 7, de 2013, e o nº 1 do Vol. 8, referente à Primavera deste ano. Uma destas publicações é dedicada na sua totalidade, à emissão filatélica brasileira da Companhia Condor, por ocasião do voo Zeppelin Brasil - Europa em 1930, e em especial ao selo de 20.000 réis, de cor azul, com um carimbo provisório de cor preta com o número 5, aposto em quinze destes selos, por um agente deste Syndicato Condor Ltda, na cidade de Parahyba do Norte. É um texto muito interessante de História Postal, de Dieter Leder, sobre o famoso «Parahyba Provisional», e sobre as peças filatélicas realizadas com esse voo, uma das maiores raridades da filatelia brasileira.
Mas vamos encontrar nas outras duas revistas, muitos outros bons artigos sobre história postal, sobre os voos dos dirigíveis e as peças de correio que transportaram, assim como artigos de estudo e história da aviação dos anos 20 e 30, do século 20. Na nossa zona de links, temos uma ligação directa ao site do «Zeppelin Study Group», para que possam ver e participar na vida filatélica que vai acontecendo todos os dias neste mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário