terça-feira, 17 de junho de 2014

Novas Emissões da Croácia

O tema que propomos para a nossa página de hoje, é a divulgação das novidades filatélicas dos Correios da Croácia - Hrvatska Posta, emitidas nos últimos dois meses. E começamos, de uma forma cronológica, pela emissão de um bloco filatélico comemorativo dos 125 Anos do Jardim Botânico da Faculdade de Ciências da Universidade de Zagreb. Esta peça foi posta a circular no dia 1 de Abril, com desenho de Ivona Dogic Duric, de Zagreb, e apresenta o nome das espécies botânicas representadas.

No dia 2 de Abril emitiram um selo dedicado à Pascoa 2014, que mostra um bolo entrançado, uma especialidade da Dalmácia. A emissão de selos correntes foi no dia 9, com quatro selos autoadesivos que mostram espécies marinhas da costa croata. Esta emissão tem trabalho gráfico de Alenka Lalic, de Zagreb, e fotografias de Dalibor Andres, de Sisak.

Continuamos com a flora da Croácia, numa emissão de três selos, que representa Orquídeas endémicas deste país. Foi posta a circular no dia 11 de Abril, com a edição de sobrescrito de primeiro dia e três postais máximos. Croatas famosos, é o tema de uma outra emissão de Abril, com quatro selos que nos mostra: Ivan Bjelovucic (1889-1949), o primeiro piloto a sobrevoar os Alpes; Ivan Gundulic (1589-1638), o mais proeminente escritor da «Golden Age» de Dubrovnik; Iva Mazuranic (1814-1890), o selo assinala os 200 anos do nascimento deste poeta e linguista; e Dora Pejacevic (1885-1923), compositora croata, autora de importantes trabalhos musicais do início do século 20.

A 25 de Abril, comemoraram a canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, com dois selos desenhados por Ivana Vucic e Tomislav-Jurica Kacunic, de Zagreb. Quanto à emissão Europa 2014, é dedicada a instrumentos musicais nacionais, e neste caso apresentam a «Lijerica», um instrumento de cordas originário da Grécia, e o «Sopile», um antigo instrumento tradicional desta região, semelhante ao oboé.

Por último, vamos referir uma emissão que já vem de outros anos, e que agora continua com mais três selos do tema «Faróis». Apresenta os faróis e as Ilhas de Palagruza, de Struga e Susac. Têm desenhos de Orsat Frankovic, de Zagreb, e trabalho fotográfico de Andrija Carli, de Split.









Sem comentários:

Enviar um comentário