segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Emissões Filatélicas da Islândia

Esta nossa secção de divulgação das novas emissões filatélicas vai hoje até à Islândia, que pôs a circular nos últimos meses de Agosto e Setembro, três emissões de selos comemorativas. E a primeira é dedicada ao tema «Faróis», o 4º grupo de uma série que tem vindo a ser lançada ao longo dos anos, e que agora apresenta o Farol de Dyrholaey, construído em 1927 no lugar onde já tinha existido um desde 1910. Está equipado com uma lanterna cilíndrica de fabrico sueco, com lente giratória, e em 1964 foi instalado um gerador para a sua iluminação. O segundo selo mostra o Farol de Akranes erguido em 1943-44, uma torre cónica de 19,2m de altura, com projecto do Engenheiro Axel Sveinsson. Estes selos autoadesivos foram lançados no dia 11 de Setembro, e têm desenho de Örn Smári Gislason, e fotos de Fridrik Örn Hjaltested.

No dia 28 de Agosto emitiram uma série de dois selos e um bloco filatélico, numa emissão conjunta com os Correios da Dinamarca, que mostra manuscritos da colecção Arnamagnaean preservados pelo Instituto de Estudos Árni Magnússon, da Islândia, e pelo Nordisk Forskningsinstitut, de Copenhaga. Estes manuscritos representam o primeiro Censo Nacional preservado, e um fragmento de um livro do poeta Páll Vídalín, adicionados em 2009 ao Registo Mundial da Memória da UNESCO. O trabalho de design foi de Jakob Monefeldt.

Ainda no dia 11 de Setembro, os Correios da Islândia (Iceland Post - Postphil) emitiram um selo comemorativo do 800º Aniversário de Sturla Pórdarson (1214-1284), um poeta, historiador e poderoso líder da Islândia. O motivo do selo é um excerto do texto de Sturla «Saga de Hákon, Rei da Noruega», e a imagem estilizada de um capacete Viking e a ponta de uma pena. O desenho e ilustração desta emissão foi de Örn Smári Gislason.



Sem comentários:

Enviar um comentário