terça-feira, 25 de novembro de 2014

Publicações recebidas - Novembro - 3

Das publicações que tenho recebido nos últimos dias, trago hoje mais estas três para o vosso conhecimento. E começo com uma novidade nesta nossa página, a revista «A Filatelia Brasileira», órgão de divulgação da FEFIBRA - Federação dos Filatelistas do Brasil. Foi uma agradável surpresa, embora esteja a comemorar os 10 anos de existência, tantos como tem a FEFIBRA. É uma excelente publicação da filatelia mundial, com edição duas vezes por ano e bilingue, em português e inglês, e que apresenta, para além das notícias da filatelia brasileira, muito bons artigos de História Postal, sobre Inteiros Postais, Filatelia Temática, Maximafilia e Filatelia Tradicional.

Deixo aqui uma ligação à página da internet da FEFIBRA, onde podem consultar os Sumários de todas as edições de «A Filatelia Brasileira». Quero destacar ainda o artigo «Retalhos da História (Postal) dos Açores», de Jorge Alberto Flores de Almeida Nunes, membro da Direcção do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo.

A seguir temos o órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia (Polski Zwiazek Filatelistów), a revista «Filatelista» nº 11 (1105) de 2014, sempre muito ilustrada, e também com muito bons artigos de Filatelia Temática, de História Postal e da Filatelia Tradicional, tanto da Polónia como do resto do mundo. Desta edição destacamos as reportagens sobre as exposições «Baltica 2014», que se realizou no mês de Setembro, na Letónia, e sobre a «Warszawa 2014». Entre muitos outros artigos, vamos encontrar a continuação de estudos sobre a Filatelia Polar, de Elzbieta e Andrzej Szostakowie, ou o artigo de Malgorzata Bykowska dedicado «A Física e a Filatelia», sobre Richard Feynman (1918-1988), Prémio Nobel da Física em 1965. Ainda muita informação sobre as novidades de selos de todo o mundo e com destaque para as emissões e marcofilia da Polónia.

Da Coreia do Sul temos recebido regularmente o órgão oficial da Federação de Filatelia da Coreia, o «Philatelic Monthly Woopyo», publicação mensal com muita informação sobre as actividades federativas, e da maioria das suas 63 sociedades e clubes associados. Destaque para o programa lançado pelos Correios da Coreia do Sul «2014 Soul Korea 5000», de divulgação da filatelia e incentivo ao envio de correspondência, os vários artigos sobre Filatelia Temática e História Postal, as notícias filatélicas da Ásia e de muitos outros pontos do mundo, assim como as novidades de selos e da marcofilia coreana, e de muitos outros países.

Deste nº 11 de 2014 podemos ver na capa bonitas emissões filatélicas da Polónia e República Checa, assim como uma das últimas novidades emitidas pelos Correios da Coreia do Sul, no dia 20 de Novembro.



Sem comentários:

Enviar um comentário