domingo, 3 de maio de 2015

175 Anos do Primeiro Selo Postal

Passa este fim-de-semana a comemoração da bonita idade de 175 anos que foi criado o primeiro selo postal, uma ideia posta à Coroa Britânica por Rowland Hill, para pré-pagamento da correspondência enviada. Até essa data, os portes das cartas eram pagos pelo destinatário. Foi uma revolução no sistema postal inglês, logo seguida por muitos outros países que adoptaram este sistema nos anos seguintes.

Também agora se assinala o início da Filatelia, pois a partir da entrada em circulação do primeiro selo postal, logo apareceu quem o começou a coleccionar, dando início ao hobby que chegou até nós com o desenvolvimento que todos nós conhecemos. Estes 175 anos estão a ser comemorados em todo o mundo, com emissões filatélicas, exposições e edições sobre o selo postal.

Os Correios da Ilha de Man emitiram uma série de seis selos dedicada a este tema, que mostra os três selos emitidos nessa época, o Penny Black, o Twopenny Blue, e o Penny Red, e três homens que estiveram intimamente ligados a estas emissões, Sir Rowland Hill, o criador do selo postal, Stanley Gibbons, um dos primeiros comerciantes de selos e editor do primeiro catálogo de filatelia, e William Mulready, artista e criador de sobrescritos artísticos que acompanharam as primeiras emissões de selos postais.

2 comentários:

  1. Parabéns por tão grande efeméride filatélica e também a todos os filatelistas all around the World,

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo,

    Podemos adquirir esta maravilhosa coleção em Portugal?
    Abraço.

    ResponderEliminar