quarta-feira, 24 de junho de 2015

Emissões da Nova Caledónia

A minha rubrica de novidades filatélicas de hoje, é dedicada aos últimos lançamentos da Agence Philatélique OPT, da Nova Caledónia, emissões que entram em várias temáticas. No dia 22 de Abril puseram a circular um selo de 450 francos, dedicado às Salinas de Kô, em Poingam, uma indústria que foi relançada em 2010, depois de muitos anos parada. Este selo tem trabalho artístico de Jéliane.

As outras emissões que apresento a seguir, têm data de lançamento de primeiro dia a 5 de Junho, e uma foi dedicada à «Filatelia na Escola», um concurso de desenhos entre os alunos das escolas primárias, sobre o tema «Os Tesouros Naturais e Culturais da Nova Caledónia», para criar nas gerações mais novas o gosto pela filatelia e pelo envio de correspondência. Este concurso teve o apoio do Club Philatélique Le Cagou, do Office Central de la Coopération à l'Ecole, e da Alliance Champlain, que actuaram também como jurados do concurso. Os vencedores foram: Eliot-Lucas Hatterer, da classe CM1 C da Escola Primária Heinrich-Ohlen, de Païta; Emmanuelle Hnawang, e Thomas Bodeouarou, da classe CM2 B da Escola Primária Mauricette-Devambez, de Nouméa.

Uma outra série de três selos se-tennant, recorda a participação de militares da Nova Caledónia na Primeira Grande Guerra, com imagens do embarque e desembarque, e ainda da guerra nas trincheiras. Esta emissão tem trabalho artístico de Roberto Lunardo e impressão da PhilaPoste, de França. Por último, emitiram um bloco filatélico com três selos, dedicado às Garças da Nova Caledónia, uma emissão muito bonita pelas cores, pela paisagem, e muito importante para a filatelia temática por serem aves nativas desta região. Tem desenhos de Jean-Jacques Mahuteau.


 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário