quinta-feira, 25 de junho de 2015

Novidades da República Checa

A 6ª Exposição Filatélica Checa e Alemã - Chomutov 2015, que se realizou no mês de Abril nesta cidade, contou com o lançamento de um selo postal emitido pelos Correios da República Checa, no dia 15 de Abril. Já antes tinham editado um inteiro postal comemorativo deste evento filatélico. Este selo tem arranjo gráfico de Marie Svobodová, gravação de Ludomír Zálek, e mostra a Igreja Jesuíta de Santo Inácio, de Carlo Lurago, no centro histórico de Chomutov, cidade do Noroeste da Bohemia.

No dia 29 de Abril puseram a circular dois selos autoadesivos com ilustrações do cartoonista Vladimír Jiránek, que mostram a dupla Bob e Bobek em situações desportivas no Inverno, e no Verão. O design é de Alex Dowis, e a emissão é apresentada em carteira com dez selos (cinco de cada). A emissão do tema «Monumentos Técnicos» tem um novo selo, emitido a 6 de Maio, comemorativo dos 130 Anos da Ligação Ferroviária entre Moldava e a Saxónia. O desenho de Adolf Absolom, mostra um comboio na Estação de Dubí, e o trabalho de gravação foi de Martin Srb.

A emissão «Europa 2015 - Brinquedos Antigos» tem um único selo na República Checa, posto a circular no dia 6 de Maio, e que representa um brinquedo de modelagem de metal «Merkur», um guindaste, com design gráfico de Pavel Sivko. O uso ilimitado destas populares peças, desenvolviam a imaginação, a destreza e a criatividade das crianças.

As «Obras de Arte dos Castelos de Praga», tem um novo selo posto a circular no dia 27 de Maio, uma pintura de Hans von Aachen (1552-1615), com gravação de Milos Ondrácek. Por último, um selo do tema «Belezas do nosso país», que mostra o Castelo de Rabí, a maior fortificação em ruínas na República Checa. O desenho deste selo é de Adolf Absolom, e a gravação de Martin Srb.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário