No passado dia 13 deste mês de Junho, os Correios da Dinamarca lançaram cinco novas emissões de selos que tenho aqui para vos apresentar, quatro emissões comemorativas e uma série de etiquetas de máquina automática. A reprodução de obras de arte nos selos, um tema muito importante para a filatelia e para a divulgação da arte, também está presente na programação anual dos Correios da Dinamarca. Neste lançamento puseram a circular um selo com a reprodução de uma obra de Jesper Christiansen (n. 1955), que retrata um dos espaços do seu estúdio. É um selo autoadesivo, apresentado em carteira de dois selos, com design gráfico de Ella Clausen e gravação de Bertil Skov Jorgensen.
Foi uma grande vitória para as mulheres dinamarquesas quando ganharam o direito de votar e concorrer a eleições, em 1915. Os Correios da Dinamarca estão a comemorar este centenário, com um selo que mostra, numa pintura de Lise Malinovsky (n. 1957), uma marcha/manifestação de apoio às mulheres e aos seus direitos cívicos. Tem trabalho gráfico de Post Danmark Stamps/Per Ingemann, é selo autoadesivo, e como o anterior, é apresentado em carteira de dois selos.
Uma outra emissão de quatro selos autoadesivos e um bloco filatélico, mostra grandes veleiros de treino de mar (navios escolas), como o «Kobenhavn», que desapareceu em 1928, os actuais «Danmark» e «Georg Stage», e o «Fulton», que é utilizado para viagens de alunos dos ensinos primário e secundário. Esta emissão tem desenhos de Martin Mörck e trabalho gráfico de Post Danmark Stamps/Per Ingemann.
A Aliança dos Carpinteiros de Copenhaga, e os seus 500 anos de existência, é o tema para a emissão de um selo autoadesivo, de que mostro aqui o sobrescrito de primeiro dia, e onde podemos ver todo o simbolismo desta actividade comercial e da construção. É apresentado em carteira de dez selos, tem design de Post Danmark Stamps/Per Ingemann, e a gravação é de Bertil Skov Jorgensen.
Os três selos para máquinas de venda automática agora lançados, representam raças de cães dinamarqueses, uma forma de divulgar e preservar estas raças nacionais, tanto na Dinamarca como no estrangeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário