domingo, 14 de junho de 2015

Publicações recebidas - Junho - 2

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra acaba de lançar o nº 29 da revista «Cábula Filatélica», publicação dirigida aos sócios, mas que todos os filatelistas devem acompanhar pela importância, qualidade e divulgação que faz da filatelia portuguesa. Esta é uma edição especial comemorativa dos 50 Anos da Secção Filatélica, com vários artigos que recordam as actividades que desenvolveram nestes anos, a história da secção e do CCCC - Clube de Coleccionadores de Carimbos Comemorativos, e uma mensagem do Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, que dá o seu testemunho do contacto com esta associação federada, entre outros artigos de muito interesse.

Continuo com a divulgação de outras publicações recebidas do associativismo filatélico mundial, como esta da Federação Filatélica da Coreia do Sul, a «Philatelic Monthly Woopyo» nº 6 de 2015, que mostra na sua capa bonitas emissões filatélicas lançadas recentemente. No interior apresenta outras emissões da Coreia do Sul e de mais países, muita informação filatélica desta região asiática, artigos temáticos e culturais, um calendário das próximas exposições internacionais patrocinadas pela FIAP - Federation of Inter-Asian Philately, e sobre a TAIPEI 2015 - 30ª Exposição Filatélica Internacional Asiática, que se realizou de 24 a 28 de Abril, em Taipei.

Da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália, recebi o nº 96 do «quaderno filatelico», referente a Junho, desta publicação de divulgação das actividades da associação italiana, e do coleccionismo do tema «Vida Animal e Preservação do Ambiente». Foi com orgulho que recebi a notícia de me terem adicionado como membro desta associação italiana, e neste número fazem referência à última emissão portuguesa dos Linces Ibéricos. Destaco ainda o artigo sobre a viagem e encontro dos amigos franceses Madame Francine e André Feller, que se deslocaram a Itália e San Marino, para encontros e reuniões na Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Ancona.

Outra publicação que recebo mensalmente, é o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, o «Filatelista». Este é o nº 6 de 2015 (1112), com uma bonita capa que incentiva o coleccionismo filatélico desde criança. É uma revista repleta de noticiário filatélico da Polónia e das actividades que vão realizando, artigos de história postal e temáticos de grande qualidade, outros dedicados aos filatelistas mais novos, e uma secção de novidades mundiais. Destaco ainda um artigo técnico muito interessante sobre «Incoerências na terminologia filatélica», de Janusz Berbeka.

Por último, outra publicação mensal, a «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 6 de 2015, da Federação Filatélica da Áustria, que destaca na sua capa a realização da Exposição «ÖVEBRIA 2015», em Tulln, de 18 a 21 de Junho. Também com muita informação das actividades filatélicas da Áustria, as exposições deste ano, artigos temáticos e de história postal, o apoio à juventude, as grandes vendas e leilões filatélicos da Áustria e Alemanha, e muita informação das novidades de selos austríacos. Destaco um artigo temático «O mais antigo amigo do homem», de Max Fink, sobre os cães e as suas raças nos selos e marcas postais de todo o mundo.





Sem comentários:

Enviar um comentário