sexta-feira, 19 de junho de 2015

Novas Emissões de Selos do Brasil

Dedico a página de hoje às últimas novidades de selos lançadas pelos Correios do Brasil - ECT, nos últimos dias de Maio e primeiro de Junho. E temos as «Abelhas Brasileiras», um bloco filatélico com seis selos que mostra espécies de abelhas nativas do Brasil, sem ferrão (Melíponas), posto a circular no dia 22 de Maio, com trabalho artístico de José Carlos Braga e impressão da Casa da Moeda do Brasil.

Para a apresentação desta emissão, contaram com a colaboração do Prof. Dirk Koedam, da Holanda, que está no Departamento de Ciências Animais da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. Os selos mostram: a Melípona quinquefasciata Lepeletier (1836); a Melípona rufiventris Lepeletier (1836); a Melípona subnitida Ducke (1910); a Nannotrigona testaceicornis Lepeletier (1836); a Paratrigona lineata Lepeletier (1836); e Plebeía flavocincta Cockerell (1912).

No dia 27 de Maio, Dia da República do Azerbaijão, foi lançada a emissão de dois selos comemorativa das Relações Diplomáticas entre o Brasil e esta república do Cáucaso, que se iniciaram em Outubro de 1993. Os selos mostram, em fotografias de José Almeida e de Vugar Fakhraddin oglu Ibadov, a Praça dos Três Poderes, em Brasília, e a Praça da Bandeira Nacional, em Baku, junto às margens do Mar Cáspio.

No dia 1 de Junho emitiram uma série de quatro selos do tema « Quadrilhas Juninas». Do texto de apresentação, transcrevo uma parte: «A quadrilha é dançada nas festas populares de Junho, em homenagem aos santos do mês - Santo António, São João e São Pedro, e para agradecer as boas colheitas da roça. Dançar, comemorar e agradecer. Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo espaço disponível para bailar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores».

Os selos apresentam cenas típicas das Festas Juninas, com desenho artístico de Jô Oliveira, e impressão da Casa da Moeda do Brasil. O texto do edital é da CONFEBRAQ - Confederação Brasileira de Entidades Juninas.


 

 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário