sexta-feira, 12 de junho de 2015

Falcoaria no Quirguistão

A terceira emissão filatélica do Kyrgyz Express Post, do Quirguistão, é dedicada à «Falcoaria», uma importante e milenar forma de caça destes povos, reconhecida como Património Cultural e Imaterial da UNESCO. Como já referi em artigos anteriores, este operador postal do Quirguistão é o primeiro em todo o mundo, e reconhecido pela UPU - União Postal Universal, a emitir selos postais que podem circular em todo o território nacional, a par com os Correios do Quirguistão.

Desde os tempos antigos que a caça é uma das principais ocupações dos homens quirguizes, tanto com cães da raça «Taigan», como com aves que foram formando, como os falcões, gaviões e águias, que se tornou uma parte essencial da cultura do Quirguistão. Estes três selos desta série mostram várias fases do voo destas aves, e o ataque à presa, numas bonitas imagens que podem ver aqui do bloco filatélico, do sobrescrito de primeiro dia e dos três postais máximos. Cliquem nas imagens para as verem ampliadas e com todos os pormenores.

Esta emissão foi posta a circular no dia 14 de Maio, foi desenhada por Vladimir Melnic, e impressa na Nova Imprim. Deixo aqui um outro link directo ao Kyrgyz Express Post, para que possam ver e até comprar estes bonitos selos e peças filatélicas.





1 comentário: