quarta-feira, 30 de março de 2016

Novidades dos Correios da Dinamarca

Amanhã, dia 31 de Março, é o primeiro dia de circulação de novas emissões filatélicas dos Correios da Dinamarca - PostNord. E começo com esta emissão de cinco selos auto-adesivos, dedicada a «Desportos Populares», que são praticados por muitos milhares de adeptos em todo o país. É a meia-maratona de Lillebaelt, a prova de ciclismo de Fyen, ou as corridas de bicicletas todo-o-terreno e a natação em Christiansborg. O trabalho artístico é de Postnord Stamps/Ditte Rosenorn Holm e Ella Clausen, e com desenhos de Bertil Skov Jorgensen. A emissão é apresentada em carteira com duas séries.

Animais da Quinta, é o tema de uma outra emissão de cinco selos auto-adesivos, com trabalho artístico de Postnord Stamps/Jakob Monefeldt e desenhos de Martin Mörck. São animais de várias espécies e regiões da Dinamarca, como o cavalo de Oldenburg, a vaca Red Holstein, o coelho Satin, o carneiro Shropshire e a raça da galinha Wyandotte. Quanto à emissão «Europa 2016» tem o tema e desenho comum a todos os países, é «Pensa Verde», um desenho da autoria de Doxia Sergidou, dos Correios de Chipre. Esta emissão é apresentada em bloco filatélico com trabalho artístico de Postnord Stamps/Jakob Monefeldt e Ella Clausen, e desenhos de Martin Mörck.

Há ainda estes dois selos auto-adesivos, que representam duas importantes figuras públicas dinamarquesas, numa série que desde o ano 2007 tem vindo a homenagear gente que marcou a vida cultural e empresarial da Dinamarca. Nesta emissão «Grandes Dinamarqueses», é homenageado Maersk Mc-Kinney Moller (1913-2012), um dos mais importantes nomes da indústria naval, e Jorn Utzon (1918-2008), o arquitecto dinamarquês responsável pelo projecto da Ópera de Sydney. O trabalho de design é de Postnord Stamps/Jakob Monefeldt, e a gravação é de Martin Mörck. O processo de impressão é em talhe-doce/offset.









Sem comentários:

Enviar um comentário