terça-feira, 22 de março de 2016

Novidades dos Correios da Islândia

Os Correios da Islândia, puseram a circular no dia 18 de Fevereiro, as primeiras cinco emissões filatélicas deste ano, que trago hoje para vos mostrar. Estão a comemorar os cem anos de existência da Federação Islandesa de Sindicatos (ASI), a organização geral dos trabalhadores fundada em 1916, numa reunião realizada a 12 de Março desse ano em Reykjavik, com vinte representantes de sete sindicatos. O design deste selo é de Tryggvi T. Tryggvason, e a impressão é da Cartor Security Printing, de França.

Outra comemoração que passa este ano, são os 150 Anos da Cidade de Ísafjördur, uma localidade fundada no século dezoito com o nome de Skutulsfjördur, e que em 1866 passou a designar-se Ísafjördur, uma das maiores cidades do país nas últimas décadas do século dezanove. É um selo auto-adesivo que apresenta um trabalho artístico de Elsa Nielsen. A Sociedade Literária Islandesa está assinalar o 200º Aniversário, e os Correios da Islândia emitiram um selo auto-adesivo, com o valor facial de correio normal até 50g para o serviço nacional, com design de Hlynur Ólafsson. Esta Sociedade Literária é a editora mais antiga da Islândia, ainda hoje a trabalhar na divulgação da cultura e da história deste país.

A Cozinha Nórdica é um outro tema que este ano vai aparecer nos selos postais dos países do Norte da Europa. E aqui está este selo que nos mostra produtos frescos e não poluídos da tradição culinária da Islândia, como a carne, os legumes frescos e sazonais, e o peixe fresco que nesta região é muito abundante. O trabalho artístico é de Oscar Bjarnason.

A última emissão deste grupo, também lançada pelos Correios da Islândia no dia 18 de Fevereiro, é a sétima série dedicada ao Design Contemporâneo da Islândia, e que desta vez representa peças em cerâmica. Os artistas representados são: Ólöf Erla Bjarnadóttir, no selo de B50g, para o correio nacional; Gudbjörg Káradóttir e Ólöf Jakobína Ernudóttir, que formaram a equipa «Postulina», que desenhou o serviço de jantar «Jökla», no selo de 50g para a Europa; Hanna Dis Whitehead, que criou esta obra de arte com o título «Samtal», no selo de 500g para o correio nacional; e uma panela de barro, no selo de 100g para fora da Europa, criada pela equipa de design Bordid. O trabalho gráfico destes selos auto-adesivos, foi de Örn Smarí Gíslason, e a impressão de Cartor Security Printing, de França, que também executou as outras emissões que divulgo hoje.





Sem comentários:

Enviar um comentário