sábado, 19 de março de 2016

Peças Filatélicas Autografadas

No dia 19 de Fevereiro, para comemorar a milésima publicação desta nossa página de filatelia, lancei um desafio aos leitores para participarem num pequeno passatempo filatélico, que consiste na realização de sobrescritos bem selados e carimbados filatelicamente, sendo por isso uma forma de nos realizarmos como coleccionadores, e divertirmo-nos com a filatelia. O desafio está lançado. Só têm que participar até final de Julho.

E logo a seguir recebi uma maravilhosa remessa do amigo André Feller, de França, Presidente da recém-formada associação «Les Épicuriens de la Philatélie», a Secção Francesa da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália, de que já fiz referência nestas páginas. E então, chegaram sobrescritos de primeiro dia, sobrescritos com carimbos comemorativos, postais máximos, e sobrescritos autografados, como estes que apresento hoje. As outras peças ficam para divulgar noutros dias. Estas que destaco hoje, são peças filatélicas autografadas por quem desenhou os selos, os carimbos ou mesmo os sobrescritos. São peças que valorizam bastante, pela dificuldade que há na obtenção das assinaturas dos artistas que intervieram na peça. Há uma associação em França que divulga o trabalho destes artistas, a Association Art du Timbre Gravé.

E começo por este sobrescrito da «Fête du Timbre 2014», com as assinaturas da autora do selo Line Filhon, de Valérie Besser que desenhou o motivo do carimbo, e de Roland Irolla que desenhou o sobrescrito com o tema da «Salsa», editado pela Fédération Française des Associations Philatéliques. O outro sobrescrito que apresento a seguir, é uma peça rara assinada por Elsa Catelin, desenhadora e gravadora de selos postais, como este da emissão de 2013 de «Marianne de Ciappa et Kawena». O sobrescrito e carimbo são do 2º Festival Aéreo do Lago Bourget, de 9 de Agosto de 2015, que não se realizou devido ao mau tempo, e o posto de correio também foi anulado.

As outras peças filatélicas apresentam assinaturas de Pierre Albuisson, gravador dos selos representados, e da artista Claude Perchat que desenhou o carimbo de primeiro dia da emissão «Alexandre Glais-Bizoin 1800-1877», de 2014.

A minha morada para participarem no passatempo filatélico, é:

                   Mário Paiva
                   Rua da Cruz nº 8 - 1º
                   1685-117 Caneças
                    Portugal





 

Sem comentários:

Enviar um comentário