domingo, 4 de março de 2018

A Festa do Selo em França

O próximo fim-de-semana, de 10 e 11 de Março, vai ser de festa filatélica em toda a França, pois em 103 cidades vão comemorar a "Festa do Selo 2018", numa organização da FFAP - Fédération Française des Associations Philatéliques, dos Correios de França - Laposte, e com o apoio da ADPHILE - Association pour le Developpement de la Philatélie, levando muitos milhares de coleccionadores e público em geral a contactar com a filatelia, com as exposições, as bancas de vendas e trocas, os concursos e ofertas que haverá um pouco por todo o país.

É uma festa muito importante, pois comemoram 80 anos da criação do "Dia do Selo", e é uma boa ocasião para promover a filatelia e registar novas adesões nas associações. Haverá também a presença de artistas gráficos e desenhadores para mostrar como os selos são realizados, e os Correios de França lançam emissões filatélicas e marcas postais comemorativas em todo o país, sendo o tema destes próximos quatro anos "Le Timbre Prend la Route". Vão lançar no dia 10 a emissão de um selo e um bloco filatélico com um selo, que representam respectivamente viaturas míticas do desporto automóvel: o "Alpine Renault A110", que foi um sucesso nos rallies das décadas de 60 e 70, vencendo campeonatos europeus e mundiais; e o "Renault Maxi 5 Turbo" no bloco filatélico, mostrando o carro em competição. É uma criação artística de François Bruère, segundo fotografias de Renault/communication, a gravação é de Claude Jumelet, e o grafismo e projecto de Bruno Ghiringhelli.

Aproveito para lembrar que até 16 de Abril podem votar no "Melhor Selo Francês de 2017", e ao mesmo tempo candidatarem-se a ganhar prémios que serão sorteados pelos participantes.



Sem comentários:

Enviar um comentário