domingo, 18 de março de 2018

Novidades dos Correios da Gronelândia

As primeiras emissões deste ano dos Correios da Gronelândia foram lançadas no dia 22 de Janeiro, estas quatro séries de selos que destaco hoje nesta página. E começo pelo tema "Europa", que este ano é dedicado às "Pontes", um tema fácil para muitos países onde existem pontes, e que é só reproduzir para os selos. Na Gronelândia não há pontes, mas há formações de gelo que parecem pontes, e foi aí que a artista gráfica Buuti Pedersen foi buscar inspiração para desenhar estes dois selos. Para além dos selos normais, emitiram uma carteira com seis séries de selos auto-adesivos, que podem ver a capa nestas imagens.

A segunda parte da emissão sobre "O Ambiente na Gronelândia", são estes dois selos com trabalho artístico de Gukki Nuka, que refletem as condições que estes territórios estão a passar pelas alterações climáticas e consequente degelo dos pólos. São as alterações no ambiente que se refletem na vida animal, no caso do urso no selo de 20 coroas, que perde o seu habitat natural e que por isso corre o risco de extinção, e no selo de 23,50 coroas a degradação de um iceberg.

A série de dois selos que mostro a seguir, também é a segunda parte da emissão "Estações Abandonadas", que representa sítios e edificações que foram observatórios militares e científicos, e que hoje em dia não têm ocupação humana, como é o caso do "Campo do Século", uma estação de pesquisa nuclear construída pela engenharia militar dos Estados Unidos, e que esteve em actividade entre os anos de 1959 e 1966. O selo de 11 coroas mostra a estação meteorológica "Narsaq Point", um posto americano de observação e comunicações para a Base Aérea de Narsarsuaq. Este é um trabalho de design da artista Sissi Moller.

A última emissão é dedicada aos "Desportos na Gronelândia", a terceira parte desta série que representa os "Jogos Inuit e Dene", formas tradicionais de desporto destas regiões, num trabalho artístico de Miki Jacobsen. Estão a começar hoje, e decorrem até ao próximo dia 24 de Março, os "Jogos de Inverno do Árctico - South Slave 2018", em Forth Smith - Hay River Northwest Territory, no Canadá, onde atletas da Gronelândia e de outros países da região estão em competição nestas disciplinas, e outras destes jogos tradicionais. Para além dos selos foram editados este bloco filatélico que mostro em FDC, e uma carteira especial. Estas emissões que divulgo hoje, tiveram impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá.






Sem comentários:

Enviar um comentário