As primeiras emissões deste ano dos Correios da Gronelândia foram lançadas no dia 22 de Janeiro, estas quatro séries de selos que destaco hoje nesta página. E começo pelo tema "Europa", que este ano é dedicado às "Pontes", um tema fácil para muitos países onde existem pontes, e que é só reproduzir para os selos. Na Gronelândia não há pontes, mas há formações de gelo que parecem pontes, e foi aí que a artista gráfica Buuti Pedersen foi buscar inspiração para desenhar estes dois selos. Para além dos selos normais, emitiram uma carteira com seis séries de selos auto-adesivos, que podem ver a capa nestas imagens.
A segunda parte da emissão sobre "O Ambiente na Gronelândia", são estes dois selos com trabalho artístico de Gukki Nuka, que refletem as condições que estes territórios estão a passar pelas alterações climáticas e consequente degelo dos pólos. São as alterações no ambiente que se refletem na vida animal, no caso do urso no selo de 20 coroas, que perde o seu habitat natural e que por isso corre o risco de extinção, e no selo de 23,50 coroas a degradação de um iceberg.
A série de dois selos que mostro a seguir, também é a segunda parte da emissão "Estações Abandonadas", que representa sítios e edificações que foram observatórios militares e científicos, e que hoje em dia não têm ocupação humana, como é o caso do "Campo do Século", uma estação de pesquisa nuclear construída pela engenharia militar dos Estados Unidos, e que esteve em actividade entre os anos de 1959 e 1966. O selo de 11 coroas mostra a estação meteorológica "Narsaq Point", um posto americano de observação e comunicações para a Base Aérea de Narsarsuaq. Este é um trabalho de design da artista Sissi Moller.
A última emissão é dedicada aos "Desportos na Gronelândia", a terceira parte desta série que representa os "Jogos Inuit e Dene", formas tradicionais de desporto destas regiões, num trabalho artístico de Miki Jacobsen. Estão a começar hoje, e decorrem até ao próximo dia 24 de Março, os "Jogos de Inverno do Árctico - South Slave 2018", em Forth Smith - Hay River Northwest Territory, no Canadá, onde atletas da Gronelândia e de outros países da região estão em competição nestas disciplinas, e outras destes jogos tradicionais. Para além dos selos foram editados este bloco filatélico que mostro em FDC, e uma carteira especial. Estas emissões que divulgo hoje, tiveram impressão de Lowe-Martin Group, do Canadá.
Sem comentários:
Enviar um comentário