Castelfidardo, em Itália, homenageou em 20 de Fevereiro o homem que criou a Indústria Italiana de Acordeões, Paolo Soprani (1844-1918), quando passam cem anos da sua morte, com este postal e carimbo comemorativo que mostro aqui. É uma realização do Circolo Culturale Filatelico Numismatico "Federico Matassoli", de Castelfidardo, com a colaboração da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara" e Nello Capogrossi, dirigente desta associação, a quem agradeço este envio.
Paolo Soprani foi um importante industrial italiano que se apresentou em 1900 na Exposição Mundial de Paris com os seus instrumentos musicais, os acordeões, uma invenção sua dos finais do século XIX, que foram e ainda são um sucesso em França e em todo o mundo, tendo sido recebido pelo Presidente Francês Émile Loubet. Foi ainda nomeado Cavaleiro da Coroa de Itália, pelo Rei Vittorio Emanuele III, em 1913. Morreu em Castelfidardo a 20 de Fevereiro de 1918.
Esta homenagem a Paolo Soprani tem artigo na primeira página do «quaderno filatelico» nº 129, de Março, como mostro na imagem deste jornal de divulgação da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie". Recordam ainda Eraldo Furia, um homem muito querido em Falconara que morreu em 2013, dão destaque ao relatório de actividades de 2017 da Secção Francesa, apresentam o artigo "Ottimista" sobre a emissão filatélica italiana comemorativa dos "Jogos Olímpicos de Inverno", e outras notícias da vida associativa italiana.
Sem comentários:
Enviar um comentário