sexta-feira, 30 de março de 2018

Publicações recebidas - Março - III

Quase a terminar este mês de Março, ainda há um espaço para divulgar estas publicações que chegaram este mês, publicações que divulgo regularmente e que são muito importantes para a vida associativa filatélica, não só dos países de onde vêm, mas para todos nós, em todo o mundo. E para começar temos a «APF News», o órgão oficial da Australian Philatelic Federation, o nº 1 do vol. 32, referente a Fevereiro desta publicação do órgão máximo da filatelia australiana, com destaque na capa para a "CAMBERRA 2018", exposição que decorreu entre 16 e 18 de Março.

Nesta edição destacam as grandes realizações filatélicas regionais do ano passado e os seus resultados, da "ROYALPEX 2017 - Exposição Nacional Especializada de Filatelia da Nova Zelândia", que decorreu em Hamilton de 24 a 26 de Novembro, da "SHARJAH 2017", que se realizou de 14 a 18 de Novembro, e da "SAPDAPEX 2017 - Exposição Filatélica Nacional da África do Sul", que teve lugar em Johannesburg, de 11 a 14 de Outubro. Outro destaque vai para o Congresso da Federação Internacional de Filatelia, que no final deste ano vai eleger um novo presidente, com a candidatura de Bernard Beston, apoiado pela APF e pela FIAP - Federação Inter-Asiática de Filatelia. Outros artigos muito interessantes completam esta edição, como o dedicado à Biblioteca da Sociedade Filatélica de Victoria, "The Library of the Royal Philatelic Society of Victoria", de Abhishek Bhuwalka.

O órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul é este «Philatelic Monthly Woopyo» nº 3 de 2018 (nº 626), uma publicação mensal que divulgo regularmente, e que nos dá muita informação da filatelia daquela região. As novidades filatélicas da Administração Postal Coreana são sempre um destaque nestas edições, com os últimos selos emitidos e a marcofilia comemorativa lançada nos últimos meses. A filatelia internacional também tem uma boa secção, com as novidades de alguns países, onde está a emissão comemorativa dos "40 Anos de Star Wars" de Portugal, e das emissões de selos que assinalam o "Campeonato do Mundo de Futebol - RUSSIA 2018".

Duas exposições filatélicas merecem referência nesta edição de Março, a "ITALIA 2018" que vai reunir em Verona, no mês de Novembro, a Literatura Filatélica Mundial, desde as grandes obras editadas em livro até às publicações digitais, a par da "VERONAFIL 2018", uma exposição nacional italiana, e as "BIRDPEX" e "EXPHIMO", que se realizam de 19 a 21 de Maio em Mondorf-les-Bains, no Luxemburgo. Outros artigos de história postal e da filatelia temática preenchem este número de Março, em especial os temas da arquitectura e arte, Louis Pasteur, a Revolta da Bounty, e outros de muito interesse. A vida associativa das organizações filatélicas coreanas, e as listas de peças filatélicas de todo o mundo que podem ser adquiridas através desta publicação, completam a edição.


Sem comentários:

Enviar um comentário