segunda-feira, 19 de março de 2018

Electricidade em Portugal

Esta é a nova emissão dos CTT - Correios de Portugal lançada hoje, dia 19 de Março, emissão de quatro selos e um bloco filatélico com um selo de €2,00, que representam as várias técnicas de obter electricidade hoje em dia, e no bloco um pouco de história. E assim temos imagens da Energia Éolica na Serra das Meadas, em Lamego, numa foto de ullstein bild/Getty Images, e o aproveitamento Hidroeléctrico do Alqueva, no Rio Guadiana (Moura/Portel), a descarga da barragem, numa foto de Alamy/Fotobanco. No selo com o valor facial E20g, para o correio europeu, podemos ver os painéis solares da Central Fotovoltaica da Amareleja, numa fotografia de Bloomberg/Getty Images, e no selo de I20g, para o correio internacional fora da Europa, a Central Geotérmica da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, nos Açores, com foto de Alamy/Fotobanco.

A imagem de fundo do bloco mostra cartazes publicitários antigos para a utilização de aparelhos eléctricos, numa foto do CDFEDP - Centro de Documentação da Fundação EDP, um amperímetro, com foto da colecção Património Energético/Fundação EDP, um cartaz da CRGE - Companhias Reunidas de Gás e Electricidade, e o Edifício dos Quadros da Central Tejo (1930), com foto do CDFEDP. O selo mostra o edifício da Central Tejo, hoje Museu da Electricidade, e o novo edifício do MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, em Lisboa, numa foto de J.M.F. Almeida/Getty Images, mostra também uma lâmpada, numa foto de blackred/Getty Images, e o interior da Central Eléctrica de Tavira (c. 1920), com imagem obtida pela Casa de Fotografia Andrade.

Esta emissão tem trabalho de design gráfico do Atelier Design&etc/Hélder Soares, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost. Aproveito para deixar ainda as imagens dos carimbos de primeiro dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário