sábado, 24 de março de 2018

Os Comboios da Suíça e outras Emissões

Os aniversários das linhas ferroviárias suíças têm merecido uma atenção especial dos Correios da Suíça, e é um tema muito acarinhado pelos coleccionadores em todo o mundo, com muitos selos e peças filatélicas que dão a conhecer máquinas e rotas ferroviárias muito importantes. Neste caso da Suíça, para além de mostrarem as máquinas antigas e modernas, dão a conhecer as belas paisagens, nestes "125 Anos das Linhas de Schynige Platte e de Wengernalp", um trabalho artístico de Fabienne Bertschinger, de Niederweningen, com impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Esta série é apresentada em folha de oito selos de cada valor facial, em carteira especial que mostra as montanhas e as localidades abrangidas pelas linhas férreas, como se fosse um caderno de viagem. O primeiro dia de emissão foi a 1 de Março, e editaram dois postais máximos e o FDC.

Os Jogos Olímpicos de Inverno foram o motivo para a emissão de um selo "A Suíça Olímpica 2018", lançado no dia 29 de Janeiro, uma forma de apoiar a delegação de atletas que representaram o país. É um trabalho artístico de Dominique Wittwer, de Berna, com impressão de Joh. Enschedé, da Holanda. Emitiram também uma folha miniatura com oito selos. A seguir mostro o selo de um franco suíço que assinala os "75 Anos da Ajuda Suíça aos Montanheses", uma organização que apoia o desenvolvimento económico, social e natural dos habitantes das montanhas, promovendo a ajuda e solidariedade em momentos de acidente e catástrofes. O primeiro dia de emissão foi a 1 de Março, para este e restantes selos que divulgo hoje. O trabalho artístico deste selo é de Barbara Seiler, de Glis, e a impressão é de Cartor Security Printing, de França.

Assinalaram também os "60 Anos da Liga Suíça Contra o Reumatismo", com um selo que ilustra de forma dinâmica a dimensão do movimento, num trabalho de design de Claudine Etter, de Berna. A impressão é de Cartor, de França. O centenário da instituição do sistema de segurança social "Suva", foi assinalado com este selo que mostra alguns elementos da construção civil e a sede da instituição, construída nos anos de 1914 e 1915, em Lucerna. É um trabalho artístico de Max Henschel, de Berna, com impressão de Gutenberg AG, de Liechtenstein. O Ano Suíço do Património Cultural é assinalado este ano, que é também o Ano Europeu do Património Cultural, com esta série de dois selos que representam um recipiente pré-histórico, e a Capela Sogn Benedetg, de Surselva, criada por Peter Zumthor e edificada em 1989. É um trabalho artístico de Franziska Schott e Marco Schibig, de Berna, e com impressão de Cartor, de França.

Temos ainda a bonita série "Animais da Floresta", estes quatro selos e postais ilustrados com as mesmas imagens de animais, um trabalho artístico de Sonja Burger, de Wildegg, e impressão de Joh. Enschedé, da Holanda. E a última emissão deste período é comemorativa dos "175 Anos dos Selos Suíços", lançados a 1 de Março de 1843, este selo de um franco suíço com sobretaxa de 50 cêntimos que mostra dois dos primeiros selos locais de Zurique. Tem trabalho de design gráfico de Fabienne Angehrn, de Lucerna, e impressão de Gutenberg AG, de Liechtenstein.













   

Sem comentários:

Enviar um comentário