quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Publicações recebidas - Dezembro - I

Estamos quase a chegar ao fim deste mês, e eu não queria deixar de referenciar as publicações filatélicas que recebi, e que não fui divulgando por falta de espaço e tempo. Assim vou dividir e publicar em dois dias de forma que não falhe nenhuma. E a primeira é a «FILACAP» nº 196, referente a Novembro, publicação da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, no Brasil, dirigida pelo Professor José Maurício do Prado.

A primeira página é dedicada à "Estátua da Liberdade", um artigo de Reinaldo Jacob, e no interior apresenta sempre artigos e estudos de grande qualidade sobre vários temas da filatelia e numismática. Destaco deste número o artigo de Agnaldo de Souza Gabriel, "Museus brasileiros: afinal, que país é esse?, com a perda do Museu Nacional do Rio de Janeiro, perda para o Brasil e para a humanidade. Ainda os artigos de Peter Meyer, "Os carimbos do tipo Francês", e "O Deficiente Físico na Filatelia - Parte III - Cecograma", de Roberto António Aniche, entre outros.




Da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", cá está o «quaderno filatelico» nº 139, e o boletim «il circolo» nº 6, tudo referente a Dezembro. Aqui mostro as imagens das páginas 1 e 2 do «quaderno filatelico», e a página 1 do «il circolo», para terem uma ideia dos artigos e temas apresentados nestas publicações, e que são, como é habitual, de âmbito associativo, e das novidades que vão apresentando aos sócios, as peças filatélicas e a marcofilia local. Na capa do «il circolo» podemos ver duas peças filatélicas que produziram para os carimbos comemorativos sobre cinema e cogumelos, e apresentam muito mais nas outras páginas das publicações.





A publicação «Topical Time» nº 412, referente aos meses de Novembro e Dezembro, é o órgão oficial da ATA - The American Topical Association, com esta capa que nos mostra um desenho adaptado de um cartão postal de 1916, de "Acção de Graças", criado por Pittsburgh Steel Co.. Ainda na capa podemos ver uma chamada para o prémio qua a ATA recebeu em 2018, o Prémio atribuído por Christoph Gärtner "International Philatelic Promotion", para a revista «Topical Time» e pelo grande trabalho de divulgação da filatelia que esta associação realiza, não só nos Estados Unidos, com em todo o mundo. Muitos artigos temáticos e sobre a vida associativa completam esta edição, que como sempre é de grande qualidade e com muitos motivos de interesse.



O tema do Natal está presente na capa de «Filatelista» nº 12 de 2018 (1154), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", que no interior apresenta um artigo sobre este mesmo tema, muito ilustrado com selos natalícios e da autoria de Elzbieta e Andrzej Szostakowie. Na capa podemos ainda ver o selo/vinheta sobre o controle da tuberculose, com texto no interior de Grzegorz Zak. A Exposição Filatélica Nacional "POZNAN 2018" ainda ocupa espaço nesta publicação, desta vez uma reportagem desenvolvida e com a lista completa do Palmarés, da responsabilidade do filatelista Marian Wawrzynkowski. Muitos outros artigos temáticos e de história postal, em especial sobre correspondência de guerra, completam esta edição, que apresenta ainda muita informação das novidades filatélicas polacas.



Da Áustria chega mensalmente «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", e este é o número 12 de 2018, uma edição natalícia como não podia deixar de ser. O Natal é mesmo tema de um artigo de Alfred Kunz (AIJP), ilustrado com peças antigas. Outros textos sobre história postal e filatelia temática surgem nesta edição, que apresenta, como habitualmente, o suplemento "Album" com toda a informação mensal da filatelia dos Correios da Áustria, emissões, produtos da literatura filatélica, a marcofilia comemorativa e os selos personalizados. A publicação apresenta ainda as notícias associativas e as exposições dos vários clubes de forma detalhada, para que todos participem na vida filatélica austríaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário