sábado, 29 de dezembro de 2018

Selos Brasileiros Emitidos em Dezembro

Aqui estou a cumprir a promessa de divulgar os selos brasileiros emitidos neste mês de Dezembro, que fiz, como se devem recordar, no dia 10 quando publiquei os de Novembro, e como disse na altura, foram emissões em catadupa. E a primeira emissão do mês de Dezembro dos Correios do Brasil, foi posta a circular no dia 4, comemorativa dos 50 Anos de Amizade Brasil-Guiana, um selo cheio de cor que reflete as paisagens urbanas, mas também a fauna e flora tão características da América do Sul. O trabalho artístico é de Lidia Marina Hurovich Neiva, e dos Correios.



Ainda no dia 4 emitiram o segundo selo da emissão Mercosul, desta vez dedicado ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, uma imagem do edifício obtida por drone, mostrando o bosque envolvente. O museu completou os 200 anos de existência, com a grande tragédia que todos conhecemos. O trabalho de design gráfico desta emissão foi de Dalila Santos. Quanto à emissão de "Natal 2018", aproveitaram a comemoração dos 200 anos da criação da canção "Noite Feliz", e emitiram estes dois selos e bloco filatélico que representam os criadores da canção, o padre Joseph Mohr e o maestro Franz Xaver Gruber, e a capela de Oberndorf, na Áustria, local de visita para milhares de turistas de todo o mundo. Este é um trabalho artístico de José Carlos Braga. A emissão ocorreu no dia 6.






O Centenário do Nascimento de Nelson Mandela foi comemorado com o selo de R$2,35, um trabalho artístico de Eduardo Kobra, que já tinha apresentado este mural numa exposição individual, em Roma. Este selo foi posto a circular no dia 10, e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil, que executa todas estas emissões filatélicas. No dia 11 foi a vez de emitirem estes dois selos se-tenant, dedicados aos cientistas brasileiros: Cesar Lattes, físico que descobriu a partícula atómica Méson Pi; e Joanna Döbereiner, engenheira agrónoma, pioneira no estudo da biologia dos solos. Os selos têm trabalho artístico de Adriana Shibata, e representam as áreas em que os cientistas desenvolveram as suas investigações.




"Rádios Antigos", é uma emissão de bloco filatélico que os Correios do Brasil lançaram no dia 14, um bloco com quatro selos que se forem destacados, podem ser montados como um rádio antigo. Este é um trabalho do designer Fabio Lopez. Para terminar, vemos as imagens destes dois blocos filatélicos com um selo cada, que mostram belíssimas imagens de dois grandes canyons do Sul do Brasil, o Fortaleza, localizado no limite dos municípios de Cambará do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, e de Jacinto Machado, no Estado de Santa Catarina. O Canyon Itaimbezinho está situado na divisão dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As fotos são, pela mesma ordem, de Silvana Oliveira e de Luciano Rocha. O primeiro dia de emissão foi a 17 de Dezembro. E pronto, penso que estão todas as emissões por este ano. E há aqui belos selos. 




Sem comentários:

Enviar um comentário