sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Publicações recebidas - Janeiro - III

O «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» número 466, referente a Dezembro, foi distribuído aos sócios nestes últimos dias, e aqui está para todos verem com esta capa com manchete para o artigo de Altino Silva Pinto e Elder Correia, Os "misteriosos selos" de Cabo Delgado, uma peça muito interessante para a História Postal da ex-colónia portuguesa de Moçambique. Outros artigos de grande qualidade completam esta edição, de que destaco: "O Porte a Pagar em Portugal - III (2)", de Armando Bordalo Sanches; "Os selos de Porte Franco de 1904 da ANT - Assistência Nacional aos Tuberculosos", de Claudino Pereira, o Presidente da Assembleia Geral do Clube Filatélico de Portugal; e "História Postal de Timor. Uma correspondência comercial de Dilly para Makassar (1927/1935)", de Luís Frazão, entre outros artigos sempre muito interessantes. O clube vai realizar a sua Assembleia Geral no dia 28 de Março.



O «Le Moniteur du Collectionneur» é o órgão oficial da Féderation des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg, e este é o último número do ano passado, o 5 de 2019, com as últimas notícias do ano e as actividades filatélicas dos últimos meses, e a programação deste ano. Nesta edição é destacada a Exposição Filatélica "Multilaterale Luxembourg 2019", que se realizou de 8 a 10 de Novembro com a participação de filatelistas de Luxemburgo, Holanda, Alemanha, Liechtenstein, Áustria, Suíça e Eslovénia. A "EXPHIMO 2020", que se realiza em Maio na Cidade de Bad Mondorf, e as iniciativas de Ettelbrück em Março e Setembro, são outros destaques na vida associativa luxemburguesa, assim como as últimas realizações do ano que passou.



O «Le Philatéliste Belge» nº 32, é o órgão oficial e revista trimestral da Société Philatélique Belge e da Académie Royale de Philatélie de Belgique, sendo o seu editor responsável o filatelista Patrick Maselis. A capa mostra uma fotografia de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), um importante símbolo para a Itália aqui retratado num artigo de Guy Coutant, com factos históricos do período em que viveu e muitas ilustrações de selos e peças filatélicas referentes a essa época. Outros artigos de história postal completam esta edição, como: de Hubert De Belder, "Les services postaux pour l'Armée Belge en champagne avant la Première Guerre Mondiale (partie II); "Les gardes nationales de la Légation de Belgique à Pékin et de la concession belge à Tientsin (1ª partie)", de Philippe Lindekens; e de Henri Herman, "Les cachets chemin de fer belges au type oblong - addendum.



O «donau-post» nº 1 de 2020, é o órgão oficial do Clube Filatélico Danúbio - Briefmarkensammler Verein donau, com sede em Viena, na Áustria, uma publicação com quatro edições anuais e que nesta capa mostra uma interessante peça filatélica com coincidência de numeração da data, hora e estação de correio onde foi obliterada.

A publicação traz sempre muita informação da filatelia austríaca, e desta vez também na contracapa as emissões de Janeiro dos Correios da Áustria: a obra de Georg Haberler, com design gráfico de Regina Simon; a homenagem a Hedy Lamarr, com design gráfico de David Gruber; os 25 Anos da Áustria na União Europeia, um trabalho de design de Karin Klier; e os 100 Anos do Festival de Salzburg, um trabalho de design de Helmut Andexlinger, e todos os selos com impressão de Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos. Outro destaque vai para a Assembleia Geral da Associação, que se realizou em 16 de Novembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário