domingo, 2 de maio de 2021

NATO Tiger Meet 2021

Está a decorrer na Base Aérea de Beja, em Portugal, neste domingo dia 2 de Maio, o "57º Encontro de Esquadrilhas Tigre da NATO", um encontro militar internacional que se realiza pela quarta vez em Portugal. Os CTT - Correios de Portugal  associam-se a esta realização com o lançamento desta emissão filatélica de folha miniatura com seis selos, um trabalho de ilustração de Paulo Alegria, design do Atelier Design&etc/Hélder Soares, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.

Portugal faz parte deste grupo desde 1978, e segundo nos diz o autor do texto da pagela da emissão, António Carlos Mimoso e Carvalho, Tenente-general Piloto Aviador e Comandante da Esquadra 301, Jaguares, entre 1985-1988: "Este encontro, inicialmente promovido no período de Guerra Fria, surgiu devido à insuficiência do treino operacional no âmbito da NATO, tornando-se fundamental promover e  consolidar a cooperação entre as suas forças aéreas, criar conhecimento mútuo e um relacionamento privilegiado e próximo entre as tripulações de combate, criando um efeito multiplicador na capacidade de resposta combinada. Este encontro cria oportunidades de treino combinado, partilha de conhecimentos operacionais e, simultaneamente carateriza-se por uma componente social integradora e de convívio ímpares entre tripulantes, mecânicos e outro pessoal de apoio. Como tradição as pinturas das aeronaves das várias nações participantes procuram traduzir o Espírito Tiger subjacente ao evento. O seu significado esbate-se entre uma demonstração da génese guerreira das esquadras de voo predecessoras e a procura de uma representação dos grandes felinos, como símbolo de força, poder e proficiência em combate".

Bonita emissão para os amantes dos aviões, e há por esse mundo muitos filatelistas a coleccionarem este tema, agora com estes motivos tão interessantes de aeronaves que fizeram história na aviação militar portuguesa.



  

Sem comentários:

Enviar um comentário