sexta-feira, 21 de maio de 2021

Publicações recebidas - Maio - I

 Continuando com a divulgação da excelente literatura filatélica que chega do Brasil, um complemento à minha página do dia 19, hoje trago mais estas publicações, como o «Boletim Informativo» nº 238 da Sociedade Philatelica Paulista editado por Miguel R. de Magalhães, que é o Comissário da Exposição Filatélica "BRAPEX 2021", que se realiza de forma virtual de 1 a 15 de Agosto. A capa mostra uma prova do selo em homenagem à Força Expedicionária Brasileira, tema para artigos de Mario de Sanctis, Rubem Porto Jr. e Antonio Georges Eleftheriou.

Mas para além deste tema há outros também muito interessantes, como da área aerofilatélica de  Orio Massari que apresenta descrição pormenorizada dos "1927 - Os voos regulares do Condor Syndikat - parte II", "1927 - Os voos da Varig - parte III - Durante a Vigência dos Carimbos da Taxa Aérea", e Hidroavião Junkers G24 "Ypiranga" P-BABA - parte IV - Segunda aeronave da aviação comercial brasileira. Outros artigos que destaco: "Da madeira ao papel - Como o papel mudou o mundo (2ª parte)", de Gerson Francisco Quinhone; do Dr. Roberto Antonio Aniche, "O Desejo de Voar Parte III - O Voo do Mais Pesado que o Ar", entre outros artigos e estudos também muito interessantes.


Da Sociedade Filatélica Rio-Grandense chegou o seu órgão de divulgação «Rio Grande Filatélico» número 92, referente aos meses de Janeiro a Março, publicação que destaca uma sentida homenagem a um ex-presidente da Sociedade e que fazia parte dos actuais órgãos sociais, o filatelista Hélio Pereira (1931-2020). A Sociedade Filatélica Rio-Grandense comemora este ano o seu 90º aniversário, no próximo dia 21 de Junho.

Aqui também assinalam os 50 anos da ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática num artigo do seu Presidente, Geraldo de Andrade Ribeiro Jr., que faz uma retrospectiva das suas mais importantes iniciativas e vida associativa. Outros artigos em destaque: de Ulrich Schierz, "História do Serviço Postal e seus Entregadores"; de Louise Gabler, "A Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas"; e de Fábio Monteiro, "O Mapa do Rio Grande do Sul da Editora Globo (1958)".


Do Clube Filatélico Brusquense, de Brusque, Santa Catarina, chegaram as imagens do «Boletim Filatélico» número 37, referente aos meses de Maio e Junho, com esta capa muito bonita que nos mostra "Bromélias - Rainhas da Mata Atlântica", um artigo do Presidente do Clube, Jorge Paulo Krieger Filho, que explorando o tema da flora brasileira nos dá ideias para uma colecção temática, com bonitas imagens da filatelia brasileira sobre este tema e texto traduzido para inglês.

A publicação apresenta uma entrevista muito interessante a Maria de Lourdes Torres de Almeida Fonseca, conhecida por Lourdinha nos meios filatélicos, ex-funcionária da ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que contribuiu para o engrandecimento da filatelia brasileira. Outro texto temático de Jorge Krieger é sobre "A Maçonaria na História Postal (33) - Turquia", e um outro que recorda "Adhemar Pereira de Barros (1901-1969). Outras notícias e informações associativas completam esta edição.  


Sem comentários:

Enviar um comentário