segunda-feira, 31 de maio de 2021

Publicações recebidas - Maio - II

As publicações filatélicas dão-nos a conhecer um pouco da vida associativa, e também os textos e estudos especializados que enriquecem o conhecimento. Muitas podem ser lidas através dos websites, e outras estão à disposição para consulta nas nossas associações. De Itália chegaram os números 165 e 166 de «quaderno filatelico», a publicação mensal da "Associazione - Circolo FILATELICO" de Falconara, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie". Alguns destaques vão para a homenagem ao Panda Gigante, uma emissão personalizada destes amigos que contou com o trabalho artístico da ilustradora francesa Claude Perchat, selos e bilhetes postais muito bonitos que já divulguei noutra ocasião.

Outros destaques vão para a vida associativa destes filatelistas, para outras peças que editaram e também um artigo sobre o "Giro d'Italia" e alguns dos seus mais importantes atletas. Não sei se já conseguem reunir presencialmente, mas esta situação veio atrasar muito a vida associativa, e em muitos casos infelizmente, acabar de vez com as mais frágeis.



Da "The International Society for Japanese Philately", com sede nos Estados Unidos, recebi o seu órgão oficial «Japanese Philately» número 440, o nº 1 do volume 76, referente a Fevereiro, com esta imagem na capa do bloco filatélico das Ilhas Palau comemorativo dos 25 anos de relações diplomáticas com o Japão. O Presidente da Sociedade é Ed Kawasaki e o editor da publicação é Ron Casey, revista que é editada cinco ou seis vezes por ano e nos dá informação das emissões filatélicas do Japão, os artigos especializados sobre várias áreas e a história postal deste país.

É uma publicação que ao longo dos mais de setenta anos tem divulgado a filatelia japonesa e os seus principais coleccionadores, e tem recebido variados prémios em exposições nacionais e internacionais. Destaque para as exposições "PHILANIPPON 2021", que se realiza em Yokohama de 25 a 30 de Agosto, e para a "SESCAL - Stamp Exhibition of Southern California". Apresenta também uma lista das últimas emissões mundiais com temas japoneses, e artigos sobre as últimas emissões do Japão.



"FSPL - Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg" edita o seu órgão oficial «Le Moniteur du Collectionneur», e este é o número 1 de 2021. Aqui tem, e também se pode ver no site desta federação, o calendário das exposições e grandes iniciativas destes filatelistas para este ano, com destaque nesta edição para o "32º Dia da Maximafilia e dos Cartões Postais", que se realiza em Echternach a 24 e 25 de Julho, e a Exposição "MAMER 2021" que assinala o "80º Dia do Selo" e o "60º Aniversário do Círculo Filatélico Mamer", a 23 e 24 de Outubro.

Destaca ainda a vida associativa dos filatelistas do Luxemburgo, de alguns círculos e clubes, assim como as resoluções das suas reuniões. Nesta edição vão encontrar a visão dos jovens coleccionadores sobre a filatelia, e como se devem organizar, artigo que podem ver no website desta federação. Apresenta ainda artigos especializados sobre emissões, e informação da marcofilia comemorativa e dos produtos comercializados pelos Correios do Luxemburgo.



Da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów" chega mensalmente o seu órgão oficial «Filatelista», e este é o número 1183, o nº 5 do ano 68, publicação que destaca na sua capa a fotografia de Czeslaw Slania, o mestre da ilustração e gravação, neste ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Ainda em manchete o tema da História Postal das pequenas cidades de Skalmierzyce, Nowe Skalmierzyce e Szczypiorno, num artigo de Stefan Petriuk.

Mas outros temas de história postal estão também em destaque nesta edição, assim como outros artigos sempre presentes na revista como o tema da guerra nos selos postais, as questões ecológicas e da vida humana, os temas polares, a actividade do correio aéreo na Polónia no ano de 1970, um estudo que tem continuação e é de Andrzej Klosinski, e outros sempre muito interessantes. Destaque ainda para o tema da Constituição de 3 de Maio de 1791, que teve emissão filatélica neste mês em que se comemoram os duzentos e trinta anos.



A publicação mensal «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", e esta é referente a Maio, destacando na capa a cimeira que juntou há sessenta anos em Viena, Kennedy e Khrushchev, estando prevista para o dia 4 de Junho a sessão de lançamento filatélico comemorativo na sede da federação. Ainda sobre este tema da Cimeira EUA / URSS, há artigo temático com apresentação das emissões filatélicas relacionadas com o acontecimento.

Saint Martin, nas Caraíbas, é a zona turística em destaque neste mês, uma rubrica que aparece regularmente e que mostra belas imagens do local e da filatelia que vem desta zona na correspondência. Este mês há outros destaques para a filatelia polar e chinesa. Há ainda informação detalhada das novas emissões dos Correios da Áustria e dos produtos que comercializam, os temas da aerofilatelia, da prioridade nas marcas postais e etiquetas de informação complementar, e as notícias das associações e exposições nacionais e internacionais.



Sem comentários:

Enviar um comentário