segunda-feira, 14 de novembro de 2022

O Correio no Pico mais Alto da Eslovénia

 O Monte Triglav é um símbolo nacional da Eslovénia e o ponto mais alto do país, a 2864 metros de altitude. Os três cumes aparecem desenhados no brasão e bandeira, e são frequentemente visitados por montanhistas nacionais e estrangeiros. Em 1972 realizou-se a Sétima Marcha das Cem Mulheres a Triglav, e decidiram que seriam acompanhadas por carteiros montanhistas que tratariam de correspondência (carimbos) para assinalar a data. O 50º Aniversário do Correio Temporário de Triglav foi assinalado este ano com o postal que mostro nas imagens, uma oferta enviada pelo amigo Janko Stampfl, filatelista e jornalista filatélico de Liubliana.

A 8ª Marcha das Mulheres a Triglav, em 1973, já contou com a criação de um postal e carimbo comemorativos, cuja imagem está representada no verso deste postal, um trabalho executado por Milan Govekar do Clube Filatélico de Liubliana até 1987, e desde essa data o trabalho de design das peças filatélicas é da responsabilidade de Janko Stampfl.

O primeiro Posto de Correio Temporário validou cerca de mil e quinhentos objectos postais, que se tornaram raridades, e hoje em dia oscila entre os dois mil e três mil e quinhentos. São peças muito interessantes para os temáticos do montanhismo.



Sem comentários:

Enviar um comentário