quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Os Prémios Especiais da "EBORA22"

 Como divulguei anteriormente, a Cidade de Évora acolheu a festa da filatelia portuguesa durante seis dias, de 25 a 30 de Outubro na Arena de Évora, no Palácio de D. Manuel e noutros locais onde os coleccionadores andaram e enriqueceram culturalmente. Foi a "27ª Exposição Filatélica Nacional - EBORA22", organizada pela Confraria Timbrológica Meridional Álvaro Bóino de Azevedo e pela Federação Portuguesa de Filatelia.

Hoje venho concluir este tema com a divulgação dos Prémios Especiais, de Classe e Grandes Prémios, que incluem na sua maioria o Diploma de Medalha de Ouro Grande, por não ser possível pôr neste espaço toda a lista de participantes e dos seus prémios recebidos, lista que pode ser pedida à Federação Portuguesa de Filatelia. 

Assim temos como vencedores da Grande Competição Pedro Vaz Pereira, e do Grande Prémio da "EBORA22", João Violante. Na Classe de Filatelia Tradicional, João Maria da Silva Violante com Prémio de Classe, e Claudino Augusto Figueiredo Pereira com Prémio Especial. Na Classe de História Postal, Luís Manuel Moreira Barreiros com Prémio de Classe, e Bento Manuel Grossinho Dias com Prémio Especial. Na Classe de Inteiros Postais, Pedro Vaz Pereira com Prémio de Classe. Na Classe de Aerofilatelia, José António Oliveira Costa com Prémio de Classe. E na Classe de Maximafilia, Fernando Gonçalves Fernandes com a colecção "Quando a Barba é Honra", obtendo Prémio de Classe.

Ainda outras classes e prémios: na Classe Um Quadro, Luís Brito Frazão com Prémio de Classe; na Classe de Literatura Filatélica o Prémio de Classe foi para a obra "OS CORREIOS PORTUGUESES 1853-1900 nos 500 Anos do Correio em Portugal", de Pedro Vaz Pereira; na Classe Aberta a Medalha de Ouro e Prémio de Classe foi para a colecção "A Banca em Portugal", de José Manuel Pires dos Santos; na Classe de Bilhetes Postais Ilustrados, a Medalha de Ouro e Prémio de Classe foi para a colecção "O Rei D. Carlos, a Família e o seu Tempo", de Ana Maria Vaz Pereira; na Classe de Filatelia Temática, o Prémio de Classe foi para João Filipe Matos da Costa com a participação "Sonho e a realidade - A Aviação"; o Prémio Juventude foi para a colecção de José Pedro Arantes Rocha Matos Alves, da secção dos 10 aos 15 anos; na Classe de Três Quadros, o Prémio de Classe foi para Claudino Augusto Figueiredo Pereira; e na Classe de Filatelia Moderna, o Prémio de Classe e com Medalha de Vermeil foi para Florival José Antunes Pereira do Rio, com a colecção "Emissão D. Dinis 1953/55 até 1975".

Nas imagens podem ver a capa do catálogo da exposição, que para além da lista dos filatelistas presentes com as suas colecções, e das mensagens da organização e das entidades participantes, traz o interessante artigo de Bento Grossinho Dias, "Carimbos manuscritos nos Açores. Porquê?". Mostro ainda fotografia do recinto da exposição e da conferência proferida por José Ramon Moreno sobre Bilhetes Postais Ilustrados, fotografias de minha autoria.




Sem comentários:

Enviar um comentário