quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Publicações recebidas - Novembro - I

 O destaque desta rubrica de hoje, são as excelentes publicações filatélicas que chegaram do Brasil nos últimos tempos. O boletim «FILACAP» nº 209, da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, destaca na capa o artigo de Agnaldo de Souza Gabriel sobre "Os 200 Anos da Independência do Brasil", com este postal máximo de 1998 e artigo que inclui outros postais máximos com símbolos da independência. Ainda há outros artigos sobre este tema de Luiz Gonzaga Amaral Júnior, de José Carlos Daltozo e de Aluisio Queiroga.

Outros assíduos colaboradores são: o Dr. Roberto António Aniche, aqui com a XVI parte do tema "O Deficiente Físico na Filatelia - A Inserção do Deficiente na Sociedade"; José Evair Soares de Sá, com "Carimbos Temáticos do Brasil - artigo 7"; José Paulo Braida Lopes com o artigo "1947 - Centenário do Nascimento de Castro Alves"; outros artigos muito interessantes e as notícias das novidades e exposições da responsabilidade do Prof. José Maurício do Prado.


Outra publicação que recebo em papel impresso é o «Rio Grande Filatélico», órgão da Sociedade Filatélica Rio-Grandense, de Porto Alegre, e este é o número 98, referente aos meses de Julho a Setembro. Esta edição apresenta textos muito interessantes, como sempre, e desta vez que foram divulgados originalmente noutras publicações, em especial sobre o tema "Coleccionar", porquê e como, e com indicação das ligações aos websites onde se podem ler os artigos originais.

Há ainda: um texto de Louise Gabler sobre "A Biblioteca Nacional no Período Imperial"; de Ulrich Schierz, "Alemanha - Uma nova era de selos regulares", sobre a impressão de códigos QR a partir das emissões deste ano; e um artigo do amigo José Paulo Braida Lopes sobre "Os Selos do Centenário da Independência (1822-1922)". São publicações muito interessantes que aconselho a procurarem e lerem. 


Sem comentários:

Enviar um comentário