sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Novas Emissões dos Correios de Macau 2022 - IV

 Vamos ver estas últimas emissões de selos macaenses deste ano, postas a circular pelos Correios e Telecomunicações de Macau no mês de Novembro, começando por esta série de 2 selos e um bloco filatélico comemorativos de "Transmac - 70 Anos em Macau", os transportes urbanos do território que actualmente possuem mais de 500 autocarros e empregam mais de mil e cem trabalhadores. É um trabalho de design gráfico de Sun Chi Lon, e impressão de Cartor Security Printing, de França. O primeiro dia de emissão foi a 8 de Novembro.



A emissão "Poesia Clássica Chinesa - Canções da Dinastia Song", lançada no dia 18, é a terceira deste tema com as outras duas a representarem a "Balada de Mulan" e "Poemas da Dinastia Tang", importantes heranças do património cultural da China. As canções representadas nesta última emissão, são respectivamente: "Como um Sonho", de Li Qingzhao; "Nanxiangzi", de Xin Qiji; "Ondas e Areia", de Wang Anshi; e "Acalmando as Ondas" e "Nian Nu Jiao - Chibi Nostalgia", de Su Shi. O autor do design é Chan Chi Vai, e a impressão é de Royal Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.



No dia 22 lançaram esta emissão comemorativa do "130º Aniversário da Associação de Beneficência Tung Sin Tong", a quarta emissão que homenageia esta associação fundada em 1892 para ajudar os membros mais carenciados da comunidade chinesa do território. Os selos e bloco apresentam as principais actividades da Tung Sin Tong nas áreas da assistência social, serviços médicos, de educação gratuita, os cuidados com as crianças e com os idosos. O trabalho artístico é de Lok Hei, e a impressão é de Royal Joh. Enschedé.



Por último, no passado dia 1 de Dezembro lançaram esta série de 18 selos, "Os Dezoito Arhats", divindades budistas pintadas pelo artista Sou Farong, de Macau, que os representou como monges budistas tradicionais em diferentes posturas, e com decorações de bananeiras, salgueiros, rochas e imagens de leão, dragão, tigre, veado e elefante.


Sem comentários:

Enviar um comentário