quinta-feira, 3 de abril de 2014

O 25 de Abril na Filatelia

Está patente ao público nos Paços do Concelho de Odivelas, durante todo o mês de Abril, a Exposição «O 25 de Abril na Filatelia Portuguesa», uma organização conjunta da Câmara Municipal de Odivelas, e do Clube Filatélico de Portugal. Foi inaugurada no dia 1 de Abril, e faz parte do programa das comemorações dos 40 anos da Revolução de Abril, que o Município está a assinalar com muitas iniciativas.

A exposição mostra colecções de cinco filatelistas sócios do Clube Filatélico de Portugal, algumas delas preparadas exclusivamente para esta iniciativa. Assim temos: o «Estudo das emissões portuguesas sobre o 25 de Abril de 1974», de José Manuel Ribeiro Marques, da Póvoa do Varzim; de José Joaquim Saraiva Amaral da Encarnação, de Vila Nova da Rainha, a colecção «Portugal e a Revolução dos Cravos», de maximafilia; a colecção «O 25 de Abril», de Francisco Leal Paiva, de Faro, baseada em carimbos comemorativos relacionados com o 25 de Abril; de Pedro Alexandre Ferreira Gonçalves, de Lisboa, «O 40º Aniversário do 25 de Abril de 1974, na filatelia através das pagelas», colecção composta por pagelas, sobrescritos de primeiro dia e outros objectos coleccionáveis; e de Joaquim Manuel Cortes, da Amadora, a colecção «25 de Abril - da Revolução ao 25 de Novembro», um estudo sobre os primeiros 18 meses da Democracia e Descolonização, com emissões e correspondência circulada.

Esta colaboração entre estas duas entidades, já tinha acontecido por ocasião do lançamento do Inteiro Postal dedicado ao Convento de São Dinis. Nessa data esteve patente ao público uma mostra da célebre série «Cavalinho», da colecção de um sócio do Clube Filatélico de Portugal.

Esta Exposição Filatélica agora inaugurada, está patente ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 12h30, e das 14h às 17h30.

    

2 comentários: