quinta-feira, 26 de junho de 2014

Fauna e Paisagens da Nova Caledónia

A Nova Caledónia é um arquipélago da Oceânia, no Pacífico, território dependente da França, com paisagens deslumbrantes e uma fauna muito rica e única. Por isso, as emissões filatélicas apresentadas pela Agence Philatélique OPT NC - CALEDOSCOPE, são o retrato destas maravilhas, fazendo as delícias dos filatelistas temáticos.

Uma das últimas emissões, representa paisagens e animais da Nova Caledónia, posta a circular no dia 6 de Junho. São quatro selos, com trabalho artístico de S. Merion (no selo de 75f), P. Laboute (no selo de 110f), e P. A. Pantz (nos selos de 120 e 190f). Editaram também, um livro temático sobre a «Fauna da Nova Caledónia», de que mostramos aqui o cartaz publicitário.

No dia 16 de Maio, puseram a circular um selo que mostra a Casa Caujolle, uma construção de arquitectura colonial dos anos 80, do sé. XIX, que teve vários proprietários e é hoje um Centro Cultural da Província do Norte. No mesmo dia emitiram um outro selo, comemorativo do Jubileu da Casa do Combatente. Esta «Maison du Combattant», foi inaugurada em 16 de Maio de 1964, e é propriedade do Office National des Anciens Combattants et Victimes de Guerre (ONACVG). Este selo foi desenhado por Roberto Lunardo.

O Dia Mundial do Dador de Sangue, a 14 de Junho, foi o tema para uma outra emissão filatélica da Nova Caledónia, um selo de 110 francos, posto a circular no dia 6 de Junho, com desenho de Jean-Jacques Mahuteau.





1 comentário: