sábado, 8 de setembro de 2018

Publicações recebidas - Setembro - I

A literatura filatélica brasileira continua bem representada nestas últimas rubricas, e aí está a «FILACAP» nº 195, referente a Junho, o órgão oficial da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, São Paulo, dirigida pelo Prof. José Maurício do Prado. A primeira página e capa é dedicada à História do Brasil e à primeira missa realizada poucos dias depois da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral, a 26 de Abril de 1500. Para além de nos dar muita informação das novidades filatélicas do Brasil e do estrangeiro, também as notícias de eventos e exposições, e uma área muito importante de anúncios, apresenta sempre bons artigos e estudos filatélicos de vários colaboradores.

Entre os vários e excelentes textos apresentados, destaco: "O farol de Olinda - Olinda/PE", de Aluisio Queiroga; "Cruz de Cristo - A lenda de uma rara moeda", de Bruno Diniz - Historiador e Numismata; de Fábio Flosi, a Parte V do artigo "As exposições BRAPEX ao longo dos anos", que destaca a última edição de 2017; de Agnaldo de Souza Gabriel, "A calçada de pedra portuguesa: a arte sob os nossos pés"; e do Dr. Roberto António Aniche, "O Deficiente Físico na Filatelia - Parte II - A Cegueira". Parabéns pela edição.

A Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina, de Florianópolis, edita o seu «Boletim Informativo», e este que recebi agora, uma excelente oferta do amigo Milton Millazo Jr., é o número 73, referente a Agosto, mês da comemoração dos 80 anos desta associação e do Encontro de Colecionadores de Florianópolis, que organizam anualmente. Na capa podemos ver três imagens referentes a artigos desenvolvidos no interior, dos oito apresentados, excelentes textos de filatelistas e numismatas que compõem a Directoria da Associação, ou que são simplesmente sócios e amigos.

Destes oito textos, destaco: "A Perkins Bacon & Petch (PB&P) e as cédulas impressas para o Tesouro Nacional (1835-1870)", de Márcio Rovere Sandoval; de Hugo Nestor Ciavattini, "La donna n'ell Arte (A mulher na Arte)"; de Juliano Natal, "Série dos Cruzados - Segundo Sistema Monetário (1833 a 1848)"; o artigo "Bilhetes Postais comemorativos da 6ª Feira Internacional de Amostras do RJ e créditos fotográficos", de Demétrio Delizoicov Neto, Presidente da Direccção da Associação; de Maurício Silva Soares, "A Conquista do Espaço pelos Mamíferos"; e de Luis Claudio Fritzen, Vice-presidente da Associação, "Agência postal do Ribeirão da Ilha". Também estes filatelistas estão de parabéns, pela edição e pelos 80 anos de vida.


2 comentários: