segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicações recebidas - Setembro - III

O Clube Filatélico de Portugal já enviou aos seus associados o «Boletim» nº 460, referente a Junho, a excelente publicação que editam e que apresenta sempre bons artigos e de grande qualidade. Podem ver no site as iniciativas que estão a ser preparadas para comemorar os 75 Anos do Clube, iniciativas que divulgarei na ocasião. No Editorial, o Presidente Elder Correia apresenta algumas destas iniciativas que vão assinalar o aniversário, e são apresentados mais quatro artigos/estudos de vários autores.

São excelentes textos: de Eduardo Barreiros e Luís Barreiros, Os "Falmouth Packets" para a Corunha e o Correio para Portugal, com esta imagem da capa que também ilustra o artigo, um desenho do século XVII; de Luís Frazão, Os selos da "Taxa de Guerra" usados na Guiné; de José Jorge de Oliveira, "Os Carros de Combate na Grande Guerra"; e de René Rodrigues da Silva, "Filatelia e História de Portugal em 365 dias - Diário Ilustrado de Efemérides", com ilustrações de selos e peças filatélicas de Julho a Setembro.



Da Polónia chegou a publicação mensal «Filatelista» nº 9 de 2018 (1151), o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, com destaque na capa para os Códigos QR de multimédia nos selos da Polónia, selos que foram lançados no dia 23 de Julho, com design de Marzanna Dabrowska, com artigo no interior sobre este tema, da Chefe de Redacção da publicação, Agnieszka Magiera. Ainda em manchete, a Exposição Filatélica Nacional "POZNAN 2018", que se realizou no início deste mês.

Apresenta mensalmente informação das actividades dos filatelistas polacos e vários artigos temáticos, da filatelia clássica e de história postal, sempre muito interessantes. Hoje vou destacar um autor que nesta edição apresenta vários textos, o filatelista Marian Wawrzynkowski, que escreve sobre "Os Grandes dias da Filatelia Temática", a primeira parte do artigo "Apagando o País do Mapa", e a primeira parte do artigo "O Dia Mundial do Selo", sempre com muita ilustração sobre os temas. Outro destaque que deixo aqui, é para o texto de Andrzej Slodzinski sobre a participação dos filatelistas polacos na "ISRAEL 2018", ele que foi o comissário polaco desta Exposição Mundial.



A Federação Filatélica da Coreia do Sul edita o seu órgão oficial «Philatelic Monthly Woopyo», e este que recebi este mês é o número 632, referente a Setembro, publicação mensal que dá a conhecer a vida associativa dos filatelistas coreanos, mas também com informação que chega do estrangeiro e em especial da filatelia asiática. Este mês, no dia 10 de Setembro, foi lançado pelos Correios da Coreia do Sul um selo comemorativo dos "13º Jogos Mundiais de Bombeiros - Chungju 2018", e a publicação apresenta um artigo sobre esta realização que juntou equipas de bombeiros que demonstraram destreza nas provas.

Estes são alguns dos temas que são desenvolvidos nesta edição: os selos do Nepal, com artigos já publicados há vários meses; o tema da vacinação e dos cientistas que a desenvolveram; o Campeonato do Munda da FIFA 2018, com algumas das peças filatélicas lançadas para assinalar o evento; os Regulamentos da FIP para a exposição de Postais Ilustrados, e outros artigos sobre vários temas.



Da Áustria chega mensalmente o órgão oficial da Federação Filatélica - Verband Österreichischer Philatelistenvereine, o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este é o número 9 de 2018. Os destaques apresentados na capa desta edição, são da nova emissão filatélica de um selo em tecido que representa um chapéu típico da Áustria, uma inovação na impressão de selos, com esta peça lançada no passado dia 22. O outro destaque vai para o Centenário do Correio Aéreo, que tem emissão filatélica no próximo dia 6 de Outubro, com várias iniciativas filatélicas dos Correios e da Federação Austríaca.

Para além das notícias federativas e das iniciativas das associações e clubes austríacos, com exposições, emissão de selos personalizados e marcofilia comemorativa, há também o trabalho de divulgação do coleccionismo junto dos jovens, a divulgação das exposições internacionais, os artigos sobre temas da história postal e da filatelia temática, e o suplemento "Album", com a informação pormenorizada dos Correios da Áustria.

Sem comentários:

Enviar um comentário