domingo, 11 de novembro de 2018

Celebremos a Armistício

Hoje é dia de celebrar o Armistício e a Paz na Europa, que infelizmente não durou muito tempo pela intransigência e esquecimento dos homens. Hoje é dia de lembrar e garantir que as gerações futuras não sofram com a guerra. Para ilustrar esta página com a visão dos artistas plásticos que desenham selos, trago três emissões que foram lançadas recentemente sobre este tema.

Assim temos os Correios de França - La Poste que emitiram no dia 1 de Outubro este selo que homenageia Louise de Bettignies (1880-1918) no centenário da sua morte, uma mulher comprometida e patriota determinada na Primeira Guerra Mundial. É um trabalho artístico de Eloïse Oddos, com imagens da localidade de Saint-Amand-les-Eaux. Louise de Bettignies organizou resistência e a informação secreta para os aliados, tendo morrido na prisão, em Colónia, depois de doença grave.



Os Correios do Canadá lançaram no dia 24 de Outubro este selo com  a "Pomba da Paz", um trabalho dos designers Larry Burke e Anna Stredulinsky, de Burke & Burke, ilustração de Jillian Ditner e impressão de Lowe-Martin Group. Para além do selo e FDC que mostro nas imagens, foram editadas carteiras com dez selos, um painel com cinco selos que pode ser apresentado com moldura, e moedas comemorativas de colecção.




As últimas imagens são dos selos e bloco filatélico lançados no dia 1 de Outubro pelos Correios da Nova Zelândia, que representam os três ramos das forças armadas e a imagem da papoila, símbolo oficial da Lembrança da Guerra. Também aqui foram lançadas moedas de colecção alusivas ao tema, e as habituais carteiras filatélicas e sobrescritos de primeiro dia. O trabalho de design é de Dave Burke, de Auckland, e a impressão é de Southern Colour Print, da Nova Zelândia.





Sem comentários:

Enviar um comentário