segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Mostra Filatélica e Medalhística em Conímbriga

Está a decorrer em Condeixa, desde o dia 1 e até ao próximo sábado, dia 10 de Novembro, a 1ª Mostra Filatélica e Medalhística "Património e Turismo", enquadrada no 4º Encontro Regional de Técnicos de Turismo, numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Condeixa-A-Nova/Curso Profissional de Turismo, do Clube de Colecionismo da Escola Secundária Fernando Namora e da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra.

Estão patentes colecções de filatelia, maximafilia, marcofilia e medalhística em três locais distintos, no Museu Monográfico de Conímbriga, na Escola EB2, 3 de Condeixa e na Escola Secundária Fernando Namora, de coleccionadores premiados a nível nacional e internacional, na área da filatelia e expostas no Museu de Conímbriga: "Património Mundial da Humanidade - UNESCO", de Francisco Paiva; "Rota das Catedrais", de Francisco Galveias; "Curiosidade no processo de impressão da série - Paisagens e Monumentos", de Carlos Maia; A utilização dos "perfins" na série Paisagens e Monumentos, de Carlos Maia; "Monumentos e Imóveis de Interesse Público nos Inteiros Postais Portugueses", de Luís Brás; "Castelos portugueses", de José Manuel Ribeiro Marques; "Castelos e Brasões portugueses", de José Manuel Ribeiro Marques; "Turismo na Marcofilia Portuguesa", de Rui Damasceno Rato; "Universidade de Coimbra", da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra; e "Condeixa na Filatelia", de José Cura.

No espaço do Museu Monográfico de Conímbriga está exposta a colecção de medalhas de João Bracons, "Medalhas de Coimbra - História e Património", que podemos ver numa das imagens que reproduzo, fotografias gentilmente cedidas pelo seu autor e coleccionador João Bracons. Estas medalhas representam a história da Universidade e da Cidade de Coimbra. Quanto às exposições nas escolas, são: "1ª Aula Filatélica", da Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra; "Monumentos de Coimbra", de Paulo Dias; e "Monumentos portugueses na marcofilia", de José Cura.

No dia 9 vai funcionar um posto de correio com carimbo comemorativo, e serão editados um selo personalizado e um postal com a imagem do "Castellum de Alcabideque", um desenho de João Pocinho. Este monumento de Condeixa, torre de captação de água, era o principal meio de abastecimento de água à Cidade Romana de Conímbriga.




1 comentário: