sábado, 24 de novembro de 2018

Publicações recebidas - Novembro - II

A Primeira Grande Guerra e o seu fim há cem anos, que se celebrou neste mês de Novembro, veio modificar a geografia das fronteiras e países da Europa Central e do Leste, e claro que se refletiu nos selos e peças filatélicas emitidas, estando agora a ser recordadas e estudadas quando passa o centenário. É tema para estudos e textos publicados na imprensa filatélica, como mostra esta manchete do órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, a revista «Filatelista» número 11 de 2018 (1153), com a imagem de um Inteiro Postal enviado de Lenczyca no Dia do Armistício, um artigo de Julian Auleytner ilustrado com outras peças desta data.

Mas muitos outros artigos sobre vários temas, notícias federativas, e reportagem sobre a Exposição Filatélica Nacional "POZNAN 2018", completam esta edição dirigida por Agnieszka Magiera, Chefe de Redacção, que assina um texto sobre o Inteiro Postal português impresso em folha de cortiça, em 2011, para celebrar o Ano Internacional das Florestas.



O «quaderno filatelico» nº 138, é o órgão mensal de divulgação do coleccionismo da Associazione Filatelica Numismatica Falconara, de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", com a colaboração às organizações filatélicas regionais de Loro Piceno, Ascoli Piceno, Treia e Senigalia. Nesta primeira página descrevem a visita a Loro Piceno com reunião de trabalho e convívio, realizada em Setembro quando o amigo André Feller, de França, visitou os amigos italianos. Foi um grande encontro de trabalho e amizade que foi difundido tanto em Itália como em França, até mesmo com reportagem numa das principais publicações filatélicas.

Neste número do «quaderno filatelico» dão conhecimento aos sócios da troca de correspondência com uma organização cubana, e das dificuldades que sentem pelo embargo comercial, que prejudica toda a vida económica e o coleccionismo na ilha. Outras informações da vida associativa e das realizações filatélicas nacionais, completam esta edição.



A Federação Filatélica da Áustria - Verband Österreichischer Philatelistenvereine enviou o seu órgão oficial, o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 11 de 2018, que destaca na sua capa o Centenário da República da Áustria e os selos do Natal 2018. Estes dois temas são desenvolvidos em vários artigos no interior da publicação, assim como outros temas e informações da vida associativa austríaca. Por exemplo, Wolfgang Weitlaner escreve sobre as Ilhas Faroé e a sua filatelia, e a Federação Filatélica da Áustria apresenta os seus selos e peças filatélicas personalizadas sobre o Natal.

O suplemento «Album», que faz parte desta publicação mensal, e que é da responsabilidade dos Correios da Áustria, apresenta todos os produtos filatélicos do mês desta Administração Postal, como os novos lançamentos filatélicos, a marcofilia e a área dos selos personalizados. Destacam ainda as iniciativas das associações para os dias do mês, a "NUMIPHIL 2018", que se realiza nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, e o trabalho com os jovens coleccionadores.



A capa da revista «Philatelic Monthly Woopyo» nº 634, referente a Novembro, mostra a bonita imagem do Outono. Este é o órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, que este ano ficou marcado por representar imagens da natureza nos vários períodos e estações do ano. Também aqui as emissões filatélicas do mês são apresentadas com os detalhes técnicos, onde aparece a emissão comemorativa das reuniões entre os altos dirigentes das duas coreias, e outras novidades de selos e marcofilia comemorativa e de primeiro dia.

O Ano Lunar Chinês do Porco, para 2019, já começa aparecer nesta publicação com algumas imagens que vão desvendando o que por aí vem. Também apresenta vários artigos da filatelia temática e da história postal, tanto do país como do estrangeiro. Um dos temas é dos "18º Jogos Asiáticos - Jakarta-Palembang 2018". Há ainda a filatelia do Nepal e a ciência nos selos, e a informação associativa nacional e internacional.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário