terça-feira, 13 de novembro de 2018

O Jogo de Cartas e Outros Selos Suíços

Embora já estejam a ser lançadas novas emissões filatélicas dos Correios da Suíça, dentro de poucos dias, hoje divulgo os selos emitidos no dia 30 de Agosto que retratam a cultura, a arquitectura, as tradições e também o divertimento com o jogo de cartas, o Jass Suíço. Este é o desporto nacional número um, um jogo de baralho de cartas que tem designações próprias conforme a região ou cantão, e que é jogado também noutros países da região, talvez pela influência suíça. Este é o primeiro trabalho artístico para a filatelia de Jens Riedweg, de Baar, artista que conhece bem este jogo. Para além dos quatro selos, foi lançada uma folha miniatura com duas séries, o sobrescrito de primeiro dia e duas caixas com a emissão e baralho de cartas, em francês e alemão. A impressão dos selos foi de Gutenberg AG, de Liechtenstein.

O terceiro grupo de selos que nos mostram Gares de Comboios, apresenta desta vez a Gare de Zweisimmen, da linha Montreux-Oberland, a Gare de Huttwil, da linha Berna-Lötschberg-Simplon, representando a arquitectura moderna, a Gare de Alp Grüm, e de Fleurier, do Val-de-Travers. É um trabalho do artista gráfico Marc Weller, de Berna, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda. Depois destas bonitas gares de  comboios, vem a excelente paisagem de Alpstein no bloco filatélico criado por Steve Hadorn, de Amriswil, com impressão de Cartor Security Printing, de França.

A seguir mostro um selo que assinala o Centenário da Morte do Pintor Suíço Ferdinand Hodler (1853-1918), que representa um dos seus quadros, o "Lac de Thoune avec reflexion symétrique", de 1905. Este é um trabalho de impressão de Cartor, de França. Está a decorrer uma retrospectiva deste artista no Kunstmuseum de Berna, até 13 de Janeiro. Há ainda dois selos que nos mostram personagens de Contos de Fadas, num trabalho artístico de Viviane Dommann e impressão de Gutenberg AG, de Liechtenstein, selos também apresentados em duas folhas miniatura com seis selos. Outra emissão de quatro selos auto-adesivos é dedicada às Manifestações Especiais, como enviar cartas a aniversariantes, de felicitações e outras mensagens. Estes selos são apresentados em carteiras de dez exemplares, que incluem autocolantes alusivos ao tema do selo, tudo com trabalho artístico de Claudine Etter, de Berna, e impressão de Joh. Enschedé, da Holanda. A última imagem é do selo comemorativo da visita do Papa Francisco à Suíça, lançado no dia 21 de Junho, com trabalho gráfico de Vito Noto, de Lugano, e impressão de Gutenberg AG, de Liechtenstein.














Sem comentários:

Enviar um comentário